O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca um mês inteiro de mobilização para denunciar e combater esse tipo de violência. Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social está à frente da campanha e realiza diversas atividades de orientação e alerta para a população.
Ao longo do mês, a cidade contará com palestras, pit-stops, caminhadas e outras ações educativas, com o objetivo de informar a sociedade sobre como identificar, prevenir e denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
“A campanha, conhecida nacionalmente como Faça Bonito, é fundamental para proteger nossas crianças e adolescentes desses crimes hediondos”, destacou a secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira.
Entre as ações programadas, na próxima semana haverá pit-stops educativos e, no sábado (24) a partir das 7h30, a comunidade está convidada a participar de uma caminhada com saída da Praça Brasil, reforçando a importância da causa e levando informações a mais pessoas.
Como parte da mobilização, a Secretaria também promoveu três dias de capacitação para servidores das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, além da participação de conselheiros tutelares. Os encontros contaram com palestras da juíza Maria das Graças Gomes da Costa, e da promotora de Justiça Patrícia Dower, que atuam na Defesa da Infância e Juventude em Rondonópolis, que compartilharam orientações sobre as formas de enfrentamento e proteção aos direitos de crianças e adolescentes.