O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (28), defendeu a votação da proposta de reajuste de salários e reestruturação das carreiras dos servidores do Poder Executivo federal (PL 1.466/2025). O texto estabelece reajustesem 2025 e 2026 para 38 categorias, formalizando acordos firmados pelo Ministério da Gestãono ano passado.
Pontes criticou o governo atual por, segundo ele, só apresentar o projeto de recomposição salarial em 2025, após dois anos de “omissão”. Ele afirmou que, nesse meio tempo, o Executivo manteve gastos elevados e fez escolhas que pressionam as contas públicas.
— Ao apresentar um projeto de reajuste para os servidores depois de anos de negligência, o governo tenta pintar a oposição como insensível, esperando de nós que lutemos pela responsabilidade fiscal, lembrando que é função do Executivo tomar esse cuidado. Eles esperam que recusemos o projeto e nos tornemos vilões da história. Isso é uma armadilha cínica, porque coloca os servidores contra o Parlamento, joga o povo contra os servidores e lava as mãos. Observem essa maquiavélica situação por trás disso — afirmou.
O senador destacou os servidores do Ministério da Ciência e Tecnologia, pasta da qual ele foi titular entre 2019 e 2022. Pontes disse que esses servidores é essencial para o funcionamento do Estado e criticou o governo por não priorizá-los.
— Vivi na prática a importância dessa categoria. Vi servidores que conhecem cada engrenagem da máquina pública operarem verdadeiros milagres, muitas vezes com ferramentas obsoletas, recursos escassos e pouca valorização — disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado