Gestores do sistema penitenciário das 27 unidades da federação se reuniram nesta semana, em Maceió (AL), na 13ª Reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça (Consej), para debater os avanços conquistados pelos estados na ampliação de vagas e ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
Outra pauta do encontro foi a eleição da nova mesa diretora do conselho nacional, que terá Mato Grosso como um dos representantes. A nova diretoria do Consej tem o secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, como presidente; Helton Xavier, secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte como primeiro vice-presidente e o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, eleito segundo vice-presidente.
“É uma honra para Mato Grosso compor essa nova diretoria e buscarmos o fortalecimento da nossa política de administração penitenciária e do sistema socioeducativo, como também aprender com as boas práticas e exemplos que os demais estados do país vem promovendo para fortalecimento das nossas instituições, padronização dos procedimentos e estruturas e valorização dos servidores”, reforçou o secretário de Justiça.
O gestor da Sejus fez ainda um balanço dos quatro meses de criação da secretaria. Entre janeiro e abril deste ano, a secretaria realizou 267 operações do programa Tolerância Zero nas unidades prisionais de Mato Grosso, para remover materiais ilícitos e evitar que outros ingressassem nas celas das 41 prisões do Estado. Durante as operações, foram apreendidos quase 2 mil celulares, 801 chips, 151 armas artesanais, 803 carregadores e 3.200 porções de entorpecentes.
A 13º reunião do Consej teve início na quinta-feira, em Maceió, quando os secretários dos 27 estados puderam conhecer a estrutura das penitenciárias da capital alagoana e os trabalhos executados na administração penitenciária daquele estado. Gestores também debateram sobre os avanços conquistados no sistema penitenciário dos estados.
Fonte: Governo MT – MT