
“Mato Grosso tem realmente feito um trabalho muito importante no combate ao tráfico de drogas, de bens e investigações, que chegam realmente aos bens das facções criminosas, tornando capaz de descapitalizar os grupos criminosos”, a fala é da secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça, Marta Machado.
Conforme balanço já divulgado pela Sesp, em quatro meses, o Estado aumentou em 104% as apreensões de drogas pelas forças de segurança do Estado, resultado de um salto de 7,6 toneladas para 15,6 toneladas após o lançamento do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas.
A secretária se reuniu nesta quarta-feira (21.5) com equipes da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Mato Grosso com o objetivo de alinhar parceria para ampliar as campanhas de prevenção às drogas e a captação de bens apreendidos de grupos criminosos.
A agenda faz parte da programação da Consulta Pública – Etapa Centro Oeste que está sendo realizada para elaboração de um novo Plano Nacional de Políticas Sobre Drogas.
Durante a reunião, a secretária nacional, destacou também a importância das campanhas de prevenção às drogas na região de fronteira, no caso de Mato Grosso com a Bolívia, visando ampliar e fortalecer uma nova frente de combate ao tráfico de drogas.
“As ações ostensivas têm que andar junto com as preventivas. Pessoas das comunidades na região de fronteira estão sendo aliciadas para o tráfico e precisamos fortalecê-las dando novas perspectivas, diante do assédio. Temos um trabalho, sendo desenvolvido na tríplice fronteira Brasil/Bolívia/Peru no Amazonas e precisamos ampliar esses programas”, acrescentou.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, defendeu ampliar os projetos de prevenção às drogas na região de Mato Grosso e se colocou à disposição para realização de novos programas antidrogas na região de Fronteira com a Bolívia.
“Nós estamos realizando um trabalho forte de combate ao tráfico de drogas, através das ações do Programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, lançado pelo governador Mauro Mendes no final do ano passado”.
“Já realizamos inúmeras operações de combate ao tráfico de drogas, e inúmeras ações de prevenção também, em todas as regiões de Mato Grosso, inclusive na fronteira com a Bolívia, e nos colocamos à disposição para implementação de novos projetos na faixa de fronteira internacional”, destacou Roveri durante a reunião.
A Secretaria de Segurança lançou em 2018 o projeto “Gefron na Minha Comunidade”,, realizado pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) para se aproximar das comunidades e oferecer atividades às crianças e adolescentes a fim de prevenir que elas sejam aliciadas pelo tráfico.
Somente em 2024, mais de 2 mil crianças e adolescentes de Mato Grosso que vivem na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia foram atendidos pelo Gefron por meio do Grêmio Recreativo e Desportivo.
Entre as ações realizadas destacam-se a Escolinha de Futebol do Distrito de Vila Aparecida, o projeto Adestrador Mirim, e o programa “Gefron em Minha Comunidade”, que beneficiou comunidades dos municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Fonte: Governo MT – MT