Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Michelly Alencar mobiliza novo espaço provisório para crianças da Creche Santa Inês

Débora Inácio – assessoria vereadora Michelly Alencar

A mobilização por melhores condições para os alunos da Creche Santa Inês, no bairro Poção, começou com a união de mães como Maria Eduarda, Cláudia, Laura e Thamara. Após as fortes chuvas que danificaram a estrutura da unidade, as atividades foram transferidas emergencialmente para um local improvisado no Jardim Paulista — considerado pelas famílias um espaço distante e sem estrutura adequada para crianças em idade de creche.
A mudança gerou apreensão, transtornos e até a perda de emprego para algumas mães.
“Tive que sair do meu trabalho porque o local provisório estava fora de rota. Não dava. Então nos unimos e buscamos a vereadora Michelly para nos ajudar”, relatou Thamara, mãe de um dos alunos.
Sensível à situação, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil), vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Cuiabá, atendeu ao chamado das famílias e imediatamente buscou respostas junto ao Executivo Municipal.
Como resultado, o prefeito Abilio Brunini (PL) e o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, anunciaram a disponibilização de um novo espaço provisório no bairro Dom Aquino. O local está sendo totalmente adaptado e reformado, com previsão de entrega em até 15 dias.
“Essa é uma conquista das mães. Fui procurada por elas e me comprometi a buscar uma resposta. O novo local já está definido, com estrutura adequada e bem mais próximo da realidade dessas famílias. Seguiremos acompanhando cada etapa dessa transição”, afirmou Michelly durante visita ao novo endereço, acompanhada pelas mães e pelo secretário de Educação, realizada nesta quinta-feira (15).
O novo espaço funcionará por seis meses e vai ocupar as estruturas recém-reformadas do centro comunitário e de uma unidade do CRAS. Juntos, atenderão as 180 crianças da Creche Santa Inês com segurança, conforto e acessibilidade. O ambiente será climatizado, contará com berçário, salas para crianças de até três anos e seguirá os padrões do programa “Contagie”, voltado à qualificação da educação infantil em Cuiabá.
O secretário Amauri Monge destacou o cuidado da gestão com a primeira infância.
“Sabemos o quanto esse período é decisivo na formação das nossas crianças. Por isso, buscamos uma solução que atendesse às famílias com respeito e estrutura adequada. Esse novo espaço representa o compromisso da prefeitura com a qualidade da educação infantil, mesmo em situações emergenciais.”
Ele também informou que, para as mães que não puderem aguardar o prazo de adaptação do novo prédio, haverá a possibilidade de realocação.
“Vamos abrir a opção de transferência para outras unidades da rede, conforme a necessidade de cada família. O importante é garantir atendimento digno para todas as crianças.”
A iniciativa foi celebrada pelas famílias. A senhora Gilza, representante do Conselho de Pais da unidade, destacou a força da mobilização.
“Nos mobilizamos juntos e hoje saímos daqui com o coração em paz. Lutamos com a vereadora por um direito básico: o direito à educação dos nossos filhos.”
A diretora da unidade e o coordenador, professor Rivaldo, também agradeceram o apoio recebido.
“Agora teremos um espaço digno para educar e cuidar das nossas crianças. Mesmo sendo provisório, será um ambiente muito melhor para todos. Logo retornaremos à unidade de origem, reformada”, pontuou Rivaldo.
A vereadora Michelly Alencar reforçou seu compromisso de acompanhar cada etapa da transição até a entrega da unidade no bairro Poção, já reformada.
“Essa é uma vitória do diálogo e da união. Meu papel é estar ao lado da comunidade, ouvindo e buscando soluções reais. Contem comigo nessa caminhada, estamos juntas, mamães”, declarou.
Laura, mãe de aluno, resumiu o sentimento coletivo: “Saio daqui aliviada por ver um espaço novo, bem estruturado e acolhedor. Vamos espalhar essa boa notícia. Agradeço à vereadora Michelly, ao prefeito Abílio e ao secretário Amauri por nos ouvirem e agirem”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Sair da versão mobile