Os números de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Brasil são alarmantes e chamam a atenção, assim como em Rondonópolis que, a cada quatro dias, uma pessoa morre vítima de acidentes nas ruas da cidade. Integrando as ações da campanha Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realiza nesta quinta-feira (22) palestras de direção defensiva para todos os motoristas que trabalham no município.
Um dos principais interessados na palestra, os motoristas que trabalham na Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC) ouviram atentamente às informações transmitidas pelas equipes da Semob e também da instrutora de trânsito do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Jucelaine Miranda.
A instrutora aproveitou a campanha Maio Amarelo para alertar sobre o perigo causado pelos acidentes de trânsito, chamando a atenção dos profissionais para a valorização da direção defensiva. “O trânsito depende muito de cada pessoa, andar com segurança é uma decisão de cada um e contribui muito para um trânsito seguro”, comentou Jucelaine Miranda.
O secretário de mobilidade urbana do município Thales Tati, informou que o objetivo da palestra é capacitar os motoristas, tanto do transporte coletivo, como das demais órgãos municipais para com isso tornar esses profissionais mais conscientes e assim mitigar o número de acidentes que tem ocorrido na cidade.
Dois grupos foram formados para participar da palestra, um na quarta-feira e outro na quinta-feira (23).
O Maio Amarelo também vai até as ruas das cidades, entre os dias 26 e 29 de maio, com apresentações do “Patologia Cênica” que fará pit stop performático, com placas e realização de panfletagem e intervenções com encenação em pontos estratégicos. No dia 30 de maio, na Escola CAIC, os alunos vão assistir ao Espetáculo Mé, com o Grupo Pipoca Colorida.