Nova Mutum (MT) — Uma mulher de 28 anos foi presa na tarde desta quarta-feira (21) durante a Operação Tolerância Zero, da Polícia Militar, suspeita de tráfico de drogas, associação criminosa e também por abandono de incapaz e maus-tratos.
A prisão ocorreu por volta das 16h37 em uma kitnet localizada na Rua Tuiuiú, no bairro Nossa Senhora Aparecida. A PM chegou ao local após uma denúncia anônima que relatava a existência de crianças em situação de abandono dentro da residência, que também seria utilizada como ponto de venda e consumo de drogas.
Ao chegar no endereço, a equipe policial encontrou quatro crianças sozinhas, sem nenhum responsável presente. A mais velha, uma menina de 12 anos, afirmou que não sabia onde estava a mãe.
Momentos depois, a mulher chegou ao local e, ao perceber a presença dos policiais, demonstrou grande nervosismo. Os agentes relataram que ela tentou se desfazer de um invólucro suspeito no vaso sanitário, sendo possível ouvir o barulho da descarga. Na sequência, foram encontrados um dichavador e um cigarro aparentando ser de maconha sobre a geladeira.
Durante buscas no imóvel — que estava em condições precárias, com sujeira, insetos e roedores — os policiais localizaram:
- 7 porções de cocaína
- 5 porções de pasta base de cocaína
- 3 porções de maconha
- Uma balança de precisão com vestígios de droga
- R$33,00 em dinheiro
A residência, segundo os policiais, apresentava características típicas de “boca de fumo”, além de ser um ambiente insalubre e impróprio para as crianças.
Envolvimento com facção
Além dos crimes constatados no local, a suspeita já possuía antecedentes por tráfico de drogas, conforme boletim anterior registrado em 2022. A PM também informou que ela divulgava, em suas redes sociais, anúncios de venda de drogas e gestos associados à facção criminosa Comando Vermelho, que atua na região.
Ação social paralela
O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou toda a ocorrência. As conselheiras Maria Auxiliadora da Silva e Elma Vieira Deorr realizaram os procedimentos de acolhimento das crianças, garantindo que fossem encaminhadas para um local seguro.
A mãe foi presa em flagrante e encaminhada, sem lesões corporais, à Delegacia de Polícia Civil, onde responderá pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, promoção de organização criminosa, abandono de incapaz e maus-tratos.
A Polícia Militar reforçou que a Operação Tolerância Zero continua em andamento em Nova Mutum e demais cidades da região, com o objetivo de combater facções, tráfico de drogas e outros crimes que ameaçam a segurança da população.