Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Município leva alfabetização à população em situação de rua em Rondonópolis

Maurício Renner

Com o compromisso de transformar vidas por meio da educação, o Programa Mais MT Muxirum iniciou, nesta terça-feira (20), uma nova etapa em Rondonópolis. A ação está sendo realizada no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) e tem como objetivo promover a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, e o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, e busca garantir o direito à educação e promover a inclusão social e educacional.

A unidade do Centro Pop preparou uma sala de aula equipada para atender a população em situação de rua, com aulas ministradas às terças e quintas-feiras, no período da tarde. O curso terá duração de oito meses e contará com 12 alunos, que ao final da formação receberão certificado. Os alunos receberam kits escolares contendo cadernos, cartilha, estojos com lápis, borracha, tesoura, caneta e outros.

Para a coordenadora do Centro Pop, Naidellainy Domingues, a chegada do programa representa a concretização de um sonho para a unidade. “Hoje é um dia de conquista na unidade do Centro Pop. Damos início à realização de um sonho antigo: ter uma sala de aula dentro do nosso espaço. Com o apoio do Programa Mais MT Muxirum, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, esse sonho se torna realidade. Agradeço o incentivo das coordenadoras locais Sebastiana Braga, gerente de Divisão da EJA no município de Rondonópolis e coordenadora local do programa Muxirum; Nívia Sibele, assessora pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora local do programa; e Uilenderson Ramon, que também atua na coordenação do programa. Educação é um direito de todos e dar esse passo é acreditar na transformação através do conhecimento”, afirmou.

Histórias como a de Odair Ribeiro da Silva, de 57 anos, refletem a importância da iniciativa. Pra mim isso foi magnífico. Quando falaram do programa, aceitei de imediato. Só tenho até a 4ª série, sei ler e escrever, mas quero melhorar e ter a oportunidade de arrumar um trabalho. Estou muito feliz”, destacou.

Outro participante, Geraldo Rodrigues Neto, de 58 anos, também comemorou a oportunidade. “Estudei em Tangará da Serra, morei lá por 25 anos. Estudei em São Paulo e agora estou estudando aqui. Quanto mais a gente estudar, melhor. O conhecimento é a gente que tem que buscar. Acho que a gente tem que buscar melhorar a nossa situação”, completou.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Sair da versão mobile