A Nova Rota do Oeste concluiu a construção de mais quatro passarelas de pedestres na região norte da BR-163, beneficiando os moradores de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. As obras tiveram início após o Governo de Mato Grosso assumir a gestão da concessionária, com um investimento total de cerca de R$ 15 milhões.
As passarelas reforçam a segurança de pedestres e ciclistas que precisam atravessar a BR-163, proporcionando maior tranquilidade também aos motoristas que trafegam pelo trecho. O gerente de Obras da Nova Rota, Jhonatan Bezerra, destaca que os locais onde as passarelas foram instaladas apresentam grande fluxo de pessoas, como escolas, conjuntos habitacionais e empresas de grande porte.
“Realizamos um estudo com contagem de pedestres para identificar o melhor local para a instalação das passarelas. Agora, nosso grande desafio é orientar os pedestres a utilizarem a passagem segura”, comenta o gerente.
As estruturas foram inspecionadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e oficialmente liberadas para uso de pedestres e ciclistas (que devem estar desmontados e empurrando a bicicleta).
Localização e estrutura
Cada passarela possui uma travessia de 30 metros sobre a rodovia e quatro rampas de acesso, com 20,4 metros em cada sentido, garantindo a acessibilidade. O espaço conta com sistema de drenagem, iluminação adequada para travessia sem ofuscamento da visão dos motoristas, paisagismo e abrigos para paradas de ônibus. Cada obra custou aproximadamente R$ 3,8 milhões.
Em Sinop, a passarela está situada no km 840 da BR-163, nas proximidades da EMEB Uilibaldo Vieira Gobbo, que atende mais de 250 estudantes. Essa era uma antiga demanda da comunidade estudantil, que agora pode atravessar a rodovia com mais segurança.
Em Nova Mutum (km 595), Lucas do Rio Verde (km 688) e Sorriso (km 753), as passarelas estão localizadas próximas às travessias de trabalhadores de comércios locais, de indústrias e frigoríficos.
Bases de atendimento
Neste mês, a Nova Rota também entregou três bases de atendimento instaladas entre Várzea Grande e Rosário Oeste. Os novos prédios foram construídos em substituição às estruturas provisórias de Jangada (SAU 09 – km 489), Rosário Oeste (SAU 10 – km 531) e Nobres (SAU 11 – 584) e agora contam com espaços destinados ao atendimento de motoristas, passageiros e pedestres que percorrem a BR-163/364. A Sala do Usuário conta com todo conforto para promover o descanso e os banheiros são adaptados, dispõem de fraldário. No local, também está disponível água, café e telefone para contato com o CCO.