Se você é usuário de internet e redes sociais pode ter se deparado, nos últimos dias, com anúncios que prometem medicamentos para emagrecer a preço de custo, como se fossem vendidos diretamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
Pois é importante saber que esses anúncios são falsos.
A própria Anvisa emitiu um alerta sobre a circulação desse tipo de informação incorreta.
A Agência não comercializa nem faz o intermédio de venda de nenhum tipo de medicamento. Ao órgão, cabe apenas regular e fiscalizar os medicamentos e não comercializá-los.
Por isso, se você encontrar esse tipo de conteúdo nas redes sociais, não clique no link e denuncie a publicação na própria plataforma.
Esses anúncios são, na verdade, tentativas de golpe. Os criminosos criam sites falsos que imitam páginas oficiais do Governo Federal para enganar o público. Ao interagir com essas páginas, as vítimas podem ter dados pessoais e bancários roubados.
Importante lembrar também que quem pratica fraudes eletrônicas está sujeito a pena de reclusão de 4 a 8 anos, além de multa. A pena pode ser ainda maior se o crime for cometido contra pessoas idosas ou em situação de vulnerabilidade.