Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), promove neste sábado (24) uma caminhada em defesa da saúde mental materna, a partir das 8h, no Parque Tia Nair.
Com o tema “Acolhendo mães, fortalecendo vidas”, a ação integra a campanha nacional que promove a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional das mães, especialmente durante o mês de maio, quando é celebrado o Mês das Mães.
Paula destaca que o objetivo é chamar a atenção para a causa em Cuiabá, promovendo apoio e acolhimento às mulheres, além de combater o preconceito em relação aos desafios emocionais que muitas enfrentam durante a maternidade — um período de grandes transformações e adaptações.
“Sabemos que os primeiros meses da maternidade são extremamente desafiadores, e quase toda a atenção se volta para os bebês. Mas é fundamental olhar também para as mães. Cuidar delas é essencial, porque os desafios emocionais e físicos são enormes. Essa troca de experiências vai fortalecer vínculos e ajudar muitas mulheres a não se sentirem sozinhas nesse processo”, ressaltou a parlamentar.
A programação do evento conta com rodas de conversa com psicólogas, caminhada e um café da manhã especial, pensado para acolher as participantes.
Compromisso com a causa
Reforçando seu compromisso com a pauta, tramita na Câmara Municipal um projeto de lei de autoria da vereadora Paula Calil, que propõe a criação do “Maio Fruta-Cor” no calendário oficial do município.
A proposta tem como objetivo fomentar campanhas educativas, palestras, rodas de conversa, oficinas e, principalmente, a criação de políticas públicas voltadas à saúde emocional da puérpera, além do enfrentamento à solidão materna nas unidades de saúde e em espaços públicos. A ideia central é incentivar a construção de redes de apoio psicossocial nas comunidades, valorizando o acolhimento e a partilha de experiências entre mães.
Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a expectativa é que seja encaminhado ao plenário para votação na próxima semana.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT