Primeira fábrica no Nordeste
O Grupo Piracanjuba anunciou a aquisição da empresa Natulact (Santa Bárbara Indústria e Comércio de Bens e Laticínios Ltda), com sede em Nossa Senhora da Glória, município do estado de Sergipe. Com isso, a companhia goiana instala sua primeira unidade fabril na Região Nordeste, elevando para oito o número de fábricas em operação no Brasil. As outras sete estão distribuídas entre o Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Motivações da aquisição
De acordo com o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo, a aquisição foi estratégica. A localização da Natulact, em uma das maiores bacias leiteiras do Nordeste, foi um fator decisivo, assim como a sinergia entre as duas empresas. “Será a primeira fábrica do Grupo Piracanjuba no Nordeste, reforçando a expansão da companhia na região, pois nos tornaremos mais competitivos”, destaca o executivo.
Perfil da Natulact
Com mais de três décadas de atuação, a Natulact é especializada na produção de queijos e derivados. A planta está instalada a cerca de 115 quilômetros da capital Aracaju, em uma cidade de aproximadamente 41,2 mil habitantes, segundo o IBGE. No portfólio da marca estão produtos como queijos muçarela, coalho, prato e minas frescal, além de manteiga, requeijão e soro de leite em pó.
Continuidade e expansão da produção
Segundo a empresa, o foco inicial será manter a atual linha de produção de queijos, preservando também os demais itens. “Para o futuro, a expectativa é ampliar continuamente o portfólio e a capacidade produtiva da planta”, informou Lorenzo.
Processo de transição
O contrato de aquisição prevê a transferência total do controle da Natulact para o Grupo Piracanjuba. Inicialmente, os produtos seguirão com a marca Natulact, mas a identidade visual da Piracanjuba será incorporada de forma gradual.
A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O grupo pretende manter os cerca de 260 empregos diretos da fábrica, a maioria em funções fabris, além de preservar os contratos com os fornecedores de leite locais.
Compromisso com a comunidade
O presidente do Grupo destacou a importância de realizar uma transição harmoniosa, respeitando as particularidades locais e valorizando os profissionais e fornecedores da região. “Queremos apresentar com detalhes as razões que fazem o Grupo Piracanjuba ter como propósito o cuidado que alimenta a vida, evidenciando o quão importante para nós é nutrir relações com as pessoas, a começar pelo nosso time de colaboradores e produtores de leite”, afirma Lorenzo.
A expectativa é que a entrada do Grupo Piracanjuba contribua de forma significativa para o desenvolvimento da cadeia láctea e para o fortalecimento socioeconômico da região.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio