Polícia Civil apreende menor integrante de facção que desafiava Forças de Segurança por meio de redes sociais em Confresa

0
23

Um menor, integrante de facção criminosa responsável por salves e que desafiava as Forças de Segurança por meio de redes sociais, foi apreendido pela Polícia Civil, na noite de quarta-feira (7.5), em mais uma fase da Operação Quadro Final, deflagrada pela Delegacia de Confresa para combate a uma facção criminosa atuante na região nordeste do estado.

O menor, de 16 anos, que estava com mandado de internação decretado pela Justiça, apontado como executor de salves em Confresa, foi localizado durante abordagem policial de um veículo, realizada na BR-158. A ação resultou ainda na apreensão de aparelhos celulares e uma arma adaptada para calibre .22.

As investigações apontam que o adolescente postava em redes sociais símbolos de facção criminosa e mensagens de enfrentamento às forças de segurança, com frases que demonstravam deboche em relação à atuação policial e a certeza de que não seria punido em relação aos atos praticados.

O delegado responsável pelas investigações, Mauro Apoitia, destacou que os trabalhos para combate à atuação da facção criminosa seguem em andamento para desarticulação da criminalidade no município.

“O menor, considerado de alta periculosidade e que usava as redes sociais para fazer apologia ao crime, foi localizado e apreendido, demonstrando mais uma vez a atuação da Polícia Civil e que Mato Grosso é Tolerância Zero contra o crime”, disse o delegado.

A ação mobilizou efetivos das Delegacia Municipal, Núcleo de Inteligência, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, e das Delegacias de Vila Rica, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, além das Regionais de Confresa e Rondonópolis, em um esforço coordenado de enfrentamento ao crime organizado.

Quadro Final – fases anteriores

A Operação Quadro Final teve início com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão dentro da Penitenciária de Rondonópolis, no dia 30 de abril, após investigações apontarem que um dos líderes do grupo criminoso continuava a comandar ações criminosas de dentro do Sistema Prisional. Com o alvo, foi apreendido um aparelho celular, que foi encaminhado para perícia para análise investigativa. Na ocasião, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Paranatinga.

No dia 1º de maio, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Confresa, resultando na apreensão de diversos aparelhos celulares e um simulacro de arma de fogo, que podem ter sido utilizados para ameaças e outras práticas criminosas. Uma pessoa foi presa.

Denúncias

A Polícia Civil reforça o pedido de colaboração da população no combate à criminalidade, por meio dos telefones 197 ou 180 (Disque Extorsão da Polícia Civil). Informações anônimas sobre atividades de facções, extorsões, tráfico de drogas e outros crimes podem ser repassadas com total sigilo.

Fonte: Policia Civil MT – MT