A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Ribeirão Cascalheira (745 km de Cuiabá), cumpriu, nesta terça-feira (6.5), um mandado de prisão temporária contra um suspeito de envolvimento no homicídio de José Ricardo da Silva, que estava desaparecido desde janeiro de 2019. A prisão é fruto da reabertura de um inquérito arquivado, agora conduzido com novas diligências e provas técnicas.
O caso teve início em 21 de janeiro de 2019, quando foi registrado um boletim de ocorrência noticiando o desaparecimento de José Ricardo, então caseiro da Fazenda Alvorada Grumatã, localizada na zona rural do município.
Na mesma ocorrência, o proprietário da fazenda informou que, além do sumiço do funcionário, haviam sido levadas duas armas de fogo. Ele também relatou à polícia a existência de um conflito fundiário com vizinhos da propriedade, o que contribuiu para diversas linhas de investigação à época.
A investigação foi reaberta por meio de representação do delegado Diogo Jobane Neto, que requereu o desarquivamento do procedimento. Com o prosseguimento dos trabalhos, a equipe policial obteve novos elementos, que permitiram a identificação e localização de um suspeito, que esteve na posse do aparelho celular que pertencia à vítima desaparecida.
O suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi interrogado e confessou sua participação no crime. Diante dos fatos, a prisão temporária foi requerida e devidamente cumprida pela equipe da Polícia Civil em Ribeirão Cascalheira.
O delegado Diogo Jobane ressaltou que as investigações prosseguem, com o objetivo principal de localizar o corpo de José Ricardo, que até o momento permanece oculto.
“A confissão do suspeito e informações obtidas foram elementos fundamentais para o avanço do caso, mas o trabalho investigativo segue em busca de respostas definitivas para os familiares e para a Justiça”, afirmou.
A Polícia Civil reforça o compromisso com o enfrentamento aos crimes graves e a elucidação de casos antigos, destacando a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo número 197.
Fonte: Policia Civil MT – MT