A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na última quarta-feira (7.5), o descarte de mais de 1,1 tonelada de documentos da instituição que perderam o ciclo de validade legal. A ação foi a primeira edição do ano que compreende o ciclo de descartes de documentos.
O ato foi produzido pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da PMMT e aconteceu em uma empresa de reciclagem de Várzea Grande.
A sessão de eliminação de documentos faz parte da Instrução Normativa n.º 003/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), que informa sobre o descarte de documentos que já perderam sua validade processual.
Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação da comissão e, posteriormente, para a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, que determina a autorização de eliminação.
Somente no ano de 2024, mais de 1 tonelada de documentos foram descartados após cumprirem o ciclo legal de validade.
Os documentos correspondem entre os anos de 1998 e 2018, que perderam a validade até o ano de 2021.
Fonte: PM MT – MT