Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Polícia Militar reúne 500 militares para debater saúde mental e bem-estar em Cuiabá

A Polícia Militar de Mato Grosso promoveu um encontro, na manhã desta quarta-feira (21.5), com mais de 500 policiais militares, para tratar sobre saúde mental e bem-estar da tropa, na Igreja Presbiteriana de Cuiabá.

Na ocasião, foram apresentados os serviços da Coordenadoria de Assistência Social (CAS) e Diretoria de Saúde/Ambulatório Central (DSAU) da Polícia Militar, além dos protocolos “Saúde e Bem-Estar” e “Saúde Mental”, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), disponíveis no Portal do Servidor.

A coordenadora-adjunta da CAS, major Luzinete Vilarinho de Souza Lima, destacou a importância da saúde mental para os profissionais das Forças de Segurança do Estado e a integração entre as instituições governamentais.

Além dos serviços já disponíveis por meio do Portal do Servidor, os policiais militares também podem entrar em contato diretamente com a DSAU e solicitar atendimentos para outras especialidades, pelo WhatsApp: (65) 9 8170-0394.

Luzinete explicou que o estresse constante, a exposição a riscos e a necessidade de estar sempre atentos fazem parte do cotidiano de um policial militar e que, em alguns casos, esses desafios culminam em decisões trágicas, como o suicídio.

“Esses encontros são de extrema importância para orientar os policiais militares sobre os cuidados com a saúde física e, principalmente, mental. Já realizamos constantes trabalhos preventivos voltado para a orientação da tropa no cuidado com o emocional, onde levamos conhecimento, quebramos paradigmas de preconceitos sobre a saúde mental e muitas atividades alusivas. Vamos intensificar esses atendimentos para os 142 municípios”, afirmou a major Luzinete.

O comandante-geral adjunto, coronel André Wilian Dorileo, reforçou que o evento representa mais do que uma simples discussão, mas um compromisso com a vida, a segurança emocional e a qualidade do serviço prestado à sociedade por parte dos policiais militares. A iniciativa é levar a palestra aos policiais militares dos 142 municípios e 15 Comandos Regionais de Mato Grosso.

“Nosso compromisso hoje é fortalecer o entendimento de que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem. Contamos com o apoio multidisciplinar da CAS, DESAU e, agora, com apoio da Seplag, que trabalha de forma integrada para oferecer suporte contínuo e humanizado. Investir na Segurança Pública também é valorizar a saúde física e mental dos agentes”, destacou coronel Dorileo.

O coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Jabra, explicou que os protocolos de “Saúde Mental” englobam atendimentos psicossociais, como psicológicos e psiquiátricos. São protocolos padronizados que trazem orientações de prevenção e cuidados em transtornos de depressão, transtornos de ansiedade, vítimas de assédio moral e sexual no trabalho, processo de luto patológico e síndrome de Burnout.

Já o protocolo “Saúde e Bem-Estar” inclui atendimentos com nutricionistas, endocrinologista, ortopedista e educador físico. É um protocolo multidisciplinar de prevenção do sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis que está vinculado ao programa Vida Saudável.

“Seguimos avançando, implementando a telemedicina, em que o servidor vai poder ter acesso a atendimento com especialistas da sua casa, por meio de um aplicativo e sendo acompanhado pelas setoriais de Saúde e Segurança. O servidor é um ser social, cultural e político, que precisa ser ouvido, observado e acolhido em todas as suas dimensões. A saúde mental é um pilar essencial para o funcionamento das políticas públicas, impactando diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou Flávio Jabra.

Fonte: PM MT – MT

Sair da versão mobile