Papiloscopistas da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Juína estão fazendo a emissão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) à população carcerária do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. A ação começou em fevereiro e ainda está em andamento.
Até o momento, 100 internos já foram atendidos. A expectativa é que 200 pessoas sejam atendidas.
A ação atende à solicitação da assistência social da unidade, responsável pelo Projeto Reintegrar: Documentação e Cidadania, iniciativa que visa promover a cidadania e a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio da regularização documental.
O projeto conta com o apoio do Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, que tem atuado junto à administração do Centro de Detenção Provisória com ações direcionadas à obtenção das certidões de nascimento e casamento das pessoas privadas de liberdade , documentos essenciais para a emissão da CIN.
O trabalho dos papiloscopistas incluiu a coleta de dados biográficos e biométricos, seguindo os padrões exigidos para a emissão da CIN, conforme o novo modelo nacional de identificação. A ação reforça o compromisso da Politec e da gestão prisional com a dignidade e os direitos da população carcerária.
Fonte: Governo MT – MT