Prazo para acertar as contas com a Justiça Eleitoral e não perder o título termina este mês

0
32
justica-eleitoral-desconhece-orientacao-de-voto-do-pcc-em-sao-paulo
Justiça Eleitoral desconhece orientação de voto do PCC em São Paulo

Eleitores que deixaram de votar em três turnos consecutivos e que ainda não fizeram as devidas justificativas para a justiça eleitoral devem ficar atentos.

O prazo para regularizar a situação e não ter o título cancelado está na reta final

Eleitores e eleitoras de todas as unidades da federação que eventualmente estejam nessa situação têm até 19 de maio para regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral.

Para isso é preciso pagar as multas, no valor de R$ 3,51 por turno. Cada turno de votação é considerado uma eleição. Nas cidades em que houve eleição suplementar, esse pleito também entra na conta.

Quem perde o título não pode votar e também fica impedido de se tornar candidato. Além disso, precisa estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral para se inscrever em concursos, receber remunerações de cargos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em instituições de ensino oficiais, por exemplo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o país tem, atualmente, mais de cinco milhões de eleitores faltoso. Seis em cada 10 são do gênero masculino.

Para consultar a situação do seu título de eleitor, basta acessar a página de Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE. O endereço é tse.jus.br.

Também dá para consultar pelo celular, usando o aplicativo e-Título. É só clicar em “Mais opções” na barra inferior da tela e seguir as orientações.