A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta semana, a Operação Dia do Trabalho nas rodovias federais de Mato Grosso. Durante os quatro dias de ações intensificadas, foram realizadas 297 fiscalizações, com abordagem a quase 5 mil veículos e verificação de cerca de 6 mil pessoas nos sistemas da PRF.
Um dos focos da operação foi o combate à embriaguez ao volante. Ao todo, 3.347 motoristas realizaram o teste do bafômetro, resultando na autuação de 16 condutores por alcoolemia. Desses, oito apresentaram índices superiores a 0,33 mg/L, configurando crime de trânsito e sendo imediatamente retirados de circulação, medida que pode ter evitado acidentes graves ou fatais.
A fiscalização também registrou aproximadamente 2 mil infrações de trânsito. O excesso de velocidade continua entre as principais preocupações: em 31 horas de operação com radares, 450 motoristas foram flagrados trafegando acima do limite permitido.
Mesmo com a intensificação da fiscalização, foram registrados 31 acidentes no período, que deixaram 22 pessoas feridas e resultaram em quatro mortes — três no local e uma a caminho do hospital. O excesso de velocidade segue sendo um fator agravante nos sinistros de trânsito, aumentando a gravidade das lesões e a probabilidade de mortes.
A PRF reforça que, ao longo de maio, o movimento Maio Amarelo estará presente nas fiscalizações educativas em todo o estado, com o tema: “Desacelere. O seu bem maior é a vida.” A campanha visa chamar a atenção de todos os condutores para a responsabilidade no trânsito e a preservação de vidas.
Fonte: PRF – MT