Entre os dias 19 e 26 de maio de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, em Rondonópolis-MT, a Operação Madeira Nativa – Fase III, com foco no enfrentamento ao transporte ilegal de produtos florestais e na repressão aos crimes ambientais.
Durante os oito dias de operação, foram registradas 12 ocorrências de crimes ambientais, que resultaram na apreensão de 363,92 metros cúbicos de madeira nativa transportada de forma irregular, além da lavratura de autos por poluição ambiental, uso de documento falso e cumprimento de mandado de prisão.
A ação foi coordenada pelo Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAM), vinculado ao Setor de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (SECAM), da Coordenação Geral de Combate ao Crime (CGCC) da PRF.
A Operação Madeira Nativa III reflete o compromisso da PRF com a proteção do meio ambiente, atuando diretamente na repressão aos crimes ambientais que impactam diretamente os biomas brasileiros. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos Estratégicos previstos no Mapa Estratégico da PRF, especialmente na diretriz de “intensificar o enfrentamento aos crimes ambientais”.
A PRF reafirma sua missão de proteger vidas, preservar o meio ambiente e combater a criminalidade nas rodovias federais e áreas de interesse da União.
Fonte: PRF – MT