A produção de etanol a partir do milho deve elevar a demanda interna pelo cereal em 6,3% na safra 2024/25, chegando a 89,3 milhões de toneladas, conforme levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse crescimento reflete a maior utilização do milho para o setor de biocombustíveis no país.
Exportações de milho devem diminuir mesmo com alta na produção
Apesar do aumento de 9,9% na produção total de milho em relação à safra 2023/24, que impulsiona a oferta do cereal, as exportações brasileiras devem recuar 11,7%, ficando em 34 milhões de toneladas. A maior demanda doméstica pelo milho para produção de etanol explica a redução das vendas externas.
Estoques finais projetados com forte crescimento
Mesmo com a alta na demanda interna e a queda nas exportações, os estoques de milho no Brasil ao final da temporada devem registrar crescimento significativo. A Conab projeta que os estoques cheguem a 7,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 257,8% em comparação com a safra anterior.
A safra 2024/25 deve ser marcada por maior consumo interno de milho, puxado pela produção de etanol, que impacta diretamente na redução das exportações. Ao mesmo tempo, os estoques finais do cereal no país tendem a aumentar substancialmente, refletindo uma maior disponibilidade no mercado doméstico.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio