Produção global de soja tem alta prevista para 2025/26

0
17

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projeta que a produção mundial de soja atingirá 426,82 milhões de toneladas na safra 2025/26, um aumento de 1,41% em relação ao ciclo anterior. A estimativa foi destacada no boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgado nesta segunda-feira (20).

Brasil lidera crescimento da produção global

O avanço da produção global será impulsionado principalmente pelo desempenho do Brasil, que deve alcançar 175 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 3,55% em comparação à safra 2024/25. Segundo o Imea, “esse avanço na produção brasileira compensa as quedas previstas para a Argentina e os Estados Unidos”.

Demanda mundial também apresenta crescimento

Na análise do Imea, o consumo global de soja deve chegar a 424,05 milhões de toneladas, crescimento de 3,40% em relação ao ano anterior. O principal motivo para esse aumento é o maior volume de esmagamento da soja nos principais países consumidores, além da elevação das importações pela China.

China amplia importações de soja na próxima safra

A China deverá importar 108 milhões de toneladas na temporada 2025/26, alta de 3,70% frente à safra anterior, reforçando seu papel como principal mercado consumidor global.

Estoques finais globais apresentam leve alta

Os estoques finais de soja no mundo foram estimados em 124,33 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,94% em relação ao ciclo anterior, sinalizando uma oferta um pouco mais confortável para o mercado global.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio