As Comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovaram na última segunda-feira (05/05), o Projeto de Lei nº 21/2025 que institui o “Dia do Pioneiro Luverdense” no município.
A justificativa do projeto afirma que tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação dos pioneiros luverdenses, que enfrentaram desafios e contribuíram significativamente para a fundação e o progresso do Município de Lucas do Rio Verde.
A criação do “Dia do Pioneiro Luverdense” visa resgatar e preservar a memória daqueles que ajudaram a construir a identidade do município, promovendo a valorização das histórias e experiências dos primeiros habitantes e incentivando as futuras gerações a conhecer e respeitar essa trajetória.
Ainda uma discussão sobre quem devem ser considerado pioneiro. Uns acreditam que pioneiro de verdade é aquele que chegou em Lucas do Rio Verde até 1982, quando ocorreu a criação do Núcleo Urbano. Outros defendem que devem ser considerados Pioneiros todos os moradores que chegaram até 1985, data da criação do Distrito de Lucas do Rio Verde.
No entanto, a história tem o papel também de fazer justiça, e por isso, passam a serem consideradas Pioneiras, todas as pessoas que chegaram em Lucas do Rio Verde até o dia 19 de junho de 1988, data do Plebiscito pela Emancipação política do município.
O projeto, que é assinado por todos os vereadores, já foi aprovado pelas Comissões e deverá ir para votação nas próximas sessões ordinárias.
Autor: Rodrigo Mateus | Ascom Câmara