O Governo do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi), já inspecionou 300 propriedades rurais e uma granja de recria de aves no raio de três a dez quilômetros do foco de gripe aviária detectado em Montenegro. Esse número representa 55% do total de 540 propriedades que precisam ser vistoriadas na região até a noite deste domingo (18/5).
Equipes atuam com foco em vigilância e orientação sanitária
A força-tarefa está sendo conduzida por nove equipes do Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS), que atuam tanto na fiscalização quanto no trabalho de educação sanitária com os produtores. Até o momento, cinco barreiras sanitárias foram montadas e estão em funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia. Outras duas barreiras devem começar a operar com foco em desinfecção nesta segunda-feira (19/5).
Expectativa é positiva quanto ao ritmo das ações
A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares, destacou o bom desempenho das equipes:
“O resultado alcançado é muito satisfatório. Estamos bastante otimistas com o andamento das atividades e, se conseguirmos manter esse ritmo, devemos atingir o prazo antes do previsto”, afirmou.
Entenda o que é a gripe aviária
A gripe aviária, ou influenza aviária, é uma doença viral que acomete principalmente aves, mas pode também afetar mamíferos, incluindo humanos. A transmissão ocorre por meio do contato com aves contaminadas, água ou materiais infectados.
Suspeitas da doença — como sinais respiratórios, neurológicos ou aumento súbito de mortalidade em aves — devem ser comunicadas imediatamente à Seapi. A notificação pode ser feita por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.
Resumo das ações realizadas até domingo (18/5):
- Barreiras sanitárias instaladas:
- Total: 5 barreiras
- Na área de foco (3 km): 1 bloqueio e 2 barreiras
- Na área de vigilância (10 km): 2 barreiras
- Propriedades já vistoriadas:
- Total: 300 propriedades e 1 granja
- Área de foco (3 km): 29 propriedades de subsistência
- Área de vigilância (10 km): 271 propriedades de subsistência e 1 granja de recria de aves
- Equipes envolvidas na operação:
- Seapi: 72 servidores (entre fiscais estaduais agropecuários, técnicos agrícolas e outros)
- Ministério da Agricultura (Mapa): 2 servidores
- Prefeitura de Montenegro: 5 servidores
- Brigada Militar: 50 agentes
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio