Encerrando o cronograma de atividades promovidas em abril pela Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, reuniram-se na quarta-feira (30) para alinhar as estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro ocorreu na sala de formação da Secretaria de Saúde e marcou o início de um planejamento mais articulado entre os setores para o decorrer do ano letivo de 2025.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados das ações já realizadas e discutidas propostas conjuntas consideradas pilares para a formação integral dos estudantes da rede municipal de ensino. O foco dessas ações está na prevenção de doenças e agravos evitáveis. Entre os principais temas a serem trabalhados ao longo do ano estão: alimentação saudável e prevenção da obesidade; incentivo à atividade física; promoção da cultura de paz e dos direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; enfrentamento de doenças negligenciadas; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção à Covid-19; saúde ambiental, bucal, auditiva, ocular e mental; saúde sexual e reprodutiva, com foco na prevenção do HIV/IST; e verificação da situação vacinal.
Embora as ações específicas para maio ainda estejam sendo redistribuídas, o encontro serviu como um ponto de partida para a construção de um cronograma para o longo do ano, com foco na integração entre as secretarias municipais, segundo nutricionista do Programa de Alimentação Escolar, Lidiane Kolling. “O objetivo é ampliar e tornar mais eficazes as ações de promoção à saúde nas escolas, por meio de uma abordagem conjunta e contínua”.
A reunião também consolidou o funcionamento do recém-criado Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que reúne representantes das quatro secretarias envolvidas, com o apoio da Promotoria de Justiça.
O GTI tem como missão garantir que as iniciativas de saúde desenvolvidas nas escolas estejam em sintonia com os projetos pedagógicos já em andamento nas instituições de ensino. “A saúde vem para somar com o que a escola já realiza. Muitas das ações previstas pelo PSE já fazem parte da rotina escolar, e o nosso papel agora é potencializar esse trabalho, alinhando objetivos e metodologias”, como explica a coordenadora da CIES, Silvia Gehring.
A intersetorialidade é um dos pilares fundamentais para ampliar o cuidado integral à saúde, especialmente quando associada às ações voltadas ao cotidiano dos estudantes. A proposta é promover novos encontros para fortalecer a execução colaborativa das atividades, por meio da parceria entre diferentes secretarias na promoção da saúde dos alunos da rede municipal de ensino.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT