quarta-feira, 21 maio 2025
Início Cidades Sorriso Secretário sorrisense palestra sobre estradas vicinais na Marcha a Brasília

Secretário sorrisense palestra sobre estradas vicinais na Marcha a Brasília

0
20
Texto: Nádia Mastella Fotos: CNM
Geller representou Sorriso no evento nacional com o tema “Autonomia Nacional: a força que transforma o Brasil”

O secretário de Infraestrutura, Transporte e Saneamento de Sorriso, Milton Geller, representou o Município na XXVI Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento começou na segunda-feira (19 de maio) e se encerra na quinta-feira (22 de maio), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com o tema “Autonomia Municipal: a força que transforma o Brasil”.

Geller foi um dos palestrantes do evento na tarde de ontem (terça-feira, 20 de maio), e discorreu sobre o tema “Estradas vicinais nos municípios e a identificação de alternativas para a redução de custos e financiamento”, partilhando assim as formas encontradas por Sorriso para avançar na implantação do asfalto em vias rurais.

Milton dividiu palco com subsecretário de Orçamento, Planejamento e Administração, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Magalhães Pinto; e com o coordenador-geral de Execução, Fiscalização e Prestação de Contas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Rafael Ribeiro Silveira.

Em sua explanação, Milton destacou que, no ano passado, por exemplo, o Município pavimentou, com equipe e equipamentos próprios, a Linha Celeste, que margeia a área urbana do município aos fundos do Bairro Fraternidade e dá acesso a cerca de 50 propriedades.

A aquisição de equipamentos que permitem a execução de pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), bem como o reforço da equipe técnica da pasta, a Prefeitura ganhou fôlego para executar diretamente a obra, estimada em cerca de R$ 600 mil. Se fosse licitada, o custo seria de quase R$ 2 milhões.

“A aquisição de equipamentos como uma usina móvel de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com capacidade de produção de 60 toneladas por hora, betoneira, motoniveladora, e uma escavadeira hidráulica sobre esteiras contribuiu sobremaneira para avançarmos no processo de pavimentação”, comentou o secretário, destacando que com a equipe “Prata da Casa” também tem sido responsável por outras obras estruturantes na cidade.

Além disso, explicou Milton, tem sido constante o trabalho conjunto com o Governo do Estado e com associações de produtores rurais para viabilizar o asfalto nas vicinais. “Sabemos o quanto o asfalto dinamiza a vida no campo, não apenas por trazer mais dinamismo ao processo logístico, mas, muito mais que isso, por trazer mais qualidade de vida para quem vive e para quem trabalha no campo”.

Para o analista técnico de Transporte e Mobilidade da CNM, Jurandi da Silva Arruda Júnior, a explanação sobre o case sorrisense contribuiu muito para o evento. “Ficou muito clara a importância de parcerias para os Municípios, visto que Sorriso já tenta fazer o que pode, mas precisa da contribuição deles [Ministérios], e estamos muito felizes com o resultado deste painel temático, que permitiu esta interação entre os participantes”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT