A sétima etapa do movimento “Giro pelas escolas MT”, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), chegou à Diretoria Regional de Educação (DRE) do Polo Alta Floresta, nesta segunda-feira (19.5). As ações da iniciativa continuam nesta terça-feira (20.5).
A iniciativa busca visitar as 13 diretorias regionais da Seduc, em 2025, para dialogar com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores sobre o ano letivo.
Neste primeiro dia de trabalho, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, começou a manhã com uma reunião com os gestores da DRE e diretores escolares. À tarde, ele participa do Desfile de Aniversário dos 49 anos da Alta Floresta.
“Nosso objetivo é ouvir não apenas as demandas, mas também os desafios enfrentados nas escolas, criando um espaço de troca de experiências e sugestões”, explica Alan.
Para o secretário, a visita fortalece as relações entre a Seduc e as 26 escolas da Rede Estadual nos sete municípios do polo. “Desta forma, incentivamos a participação da comunidade escolar nas ações educativas da DRE, que hoje conta com 10.295 alunos matriculados”.
Na terça-feira, a agenda inclui visitas às escolas estaduais Jardim Universitário, Professora Marines Fatima de Sá Teixeira, Jayme Verissimo de Campos Junior e Cecilia Meireles.
Em Paranaíta, município vizinho à Alta Floresta, Alan Porto visita a Escola Estadual Mário Correa da Costa e a construção do novo prédio da EE de Tempo Integral João Paulo I.
Infraestrutura escolar
Na somatória dos investimentos na infraestrutura escolar da rede estadual de ensino, de 2019 a maio de 2025, já foram entregues aos municípios 37 escolas novas, outras 49 unidades também novas estão em obras pelo Estado e há 9 escolas conveniadas com as licitações em andamento.
No mesmo período, a Seduc ainda entregou 84 escolas reformadas, outras 96 estão em obras e 9 escolas conveniadas aguardam licitação para início das obras de reforma. A comunidade escolar também recebeu 43 novas quadras poliesportivas e outras 17 estão em obras.
Mato Grosso ainda terá mais 30 novas unidades escolares no modelo Colégio Estadual Integrado (CEI). As primeiras sete unidades já foram licitadas e o investimento total previsto é de R$ 654 milhões. A meta da Seduc é que até o final de 2026 todos os 30 CEIs estejam entregues e atendendo a comunidade escolar.
Fonte: Governo MT – MT