Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Senado celebra os 25 anos de fundação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

O Senado fez uma sessão especial, nesta terça-feira (20), para celebrar os 25 anos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sediada em Joinville (SC). A cerimônia foi presidida pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) e contou com a presença dos senadores da bancada e de autoridades como o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, o presidente do Instituto Bolshoi, Valdir Steglich, o diretor-deral da escola, Pavel Kazarian, e a representante do governo de Santa Catarina, Vânia Franco.

A senadora Ivete da Silveira ressaltou o papel do ex-prefeito de Joinville, senador Luiz Henrique da Silveira (1940-2015), de quem é viúva, um dos responsáveis pela vinda da escola para o Brasil. Segundo ela, a atuação do Bolshoi é considerado um símbolo de cooperação cultural entre Brasil e Rússia.
— A exitosa presença do Bolshoi no Brasil, nesses 25 anos, representa prova incontestável de que a educação e a cultura constituem poderosos instrumentos para a construção da paz, do desenvolvimento e da cooperação fraterna entre os povos. O Teatro Bolshoi no Brasil não oferece apenas um ensino de excelência em dança. As alunas e os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania .

Fundada em março de 2000, a escola tem hoje 240 alunos de 22 estados. Todos recebem bolsas de estudo que incluem alimentação, transporte, uniformes, assistência médica e apoio pedagógico. O embaixador Alexey Labetskiy destacou o alto nível de quem sai do Bolshoi, escola que já formou 480 bailarinos, muitos deles com atuação em 27 países. 

— A Escola Bolshoi de Joinville é uma referência para a formação dos quadros do balé clássico. (…) A primeira-bailarina do teatro de Cazan [na Rússia, Amanda Gomes], por exemplo, é brasileira, e muitos dos alunos da Escola de Bolshoi estão dançando em Moscou, em Paris, em Londres, em Nova York e aqui no Brasil. Essa grande qualidade é o resultado do trabalho dos professores russos, dos talentos brasileiros e de grande empenho de todos que estão ligados a esse projeto.

Para o senador Esperidião Amin (PP-SC), o Bolshoi é motivo de orgulho para Santa Catarina.

— É motivo de orgulho para Santa Catarina sediar, de maneira singular, uma escola de teatro, o Teatro Bolshoi em Santa Catarina e em Joinville. E cada talento que se firma e se apresenta aos nossos olhos, ao nosso coração, à nossa sensibilidade é um fruto especialíssimo, inigualável e único, que a todos nós faz chegar a emoção, a sensibilidade e torna melhor o nosso nível, a nossa qualidade de vida.

Segundo o senador Jorge Seif (PL-SC), o trabalho da escola em Joinville vai além da cultura e da educação.

— Esse sucesso é resultado de um trabalho sério que alinha excelência técnica à responsabilidade social. A presença da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil é motivo de grande orgulho para todos nós, catarinenses e brasileiros; representa o poder transformador da cultura e do compromisso com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Sair da versão mobile