A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) volta a ser parceira da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que será realizada de 17 a 21 de junho de 2025, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP). A participação da universidade envolve professores e estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária em diversas atividades da feira.
Simpósio ReprodOeste chega à terceira edição com foco na estação de monta
Um dos destaques da Unoeste na Feicorte 2025 é o 3º Simpósio ReprodOeste, que acontece no dia 20 de junho com o tema “Estação de Monta: O bezerro de 2027”. O evento é organizado pelo grupo de estudos em Reprodução Animal da Unoeste e reúne alunos da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em áreas ligadas à ciência animal.
Palestras técnicas abordam desde nutrição até genética aplicada
A programação do simpósio inclui seis palestras técnicas voltadas à reprodução bovina. Confira os temas e palestrantes:
- “O bezerro de 2027” – Palestra de abertura com Alex Miyasaki, médico-veterinário, doutorando e consultor da MIYA Consultoria, que também será mediador do evento.
- “Da pastagem ao bezerro: Nutrição de Vacas de Corte” – Apresentada pelo zootecnista Marco Antônio Gambale, da Pecuarizze Gestão.
- “Sanidade Reprodutiva: Preparando o Bezerro de 2027” – Ministrada pelo professor Amauri Alcindo Alfieri, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
- “Desmama Eficiente, Retorno Rápido à Ciclicidade: A Dupla Função do Creep Feeding” – Tema abordado pela professora Fabiola Cristine de Almeida Rego, da Universidade Norte do Paraná (Unopar).
- “Genética Aplicada no Campo: O Futuro dos Rebanhos Comerciais” – Apresentada por Lucas Azzolini, técnico de Corte da Semex.
- “Reprodução no Alvo: Dominando a Estação de Monta para Maximizar Resultados” – Encerramento com o consultor Marcelo Zoccolaro Costa.
Formação prática e vivência no campo para os alunos
Durante a feira, os estudantes da Unoeste terão participação ativa em diferentes frentes de trabalho. Eles atuarão no manejo e recepção dos animais, avaliação zootécnica, bem-estar animal e nas atividades práticas realizadas no evento, além de contribuírem com o suporte ao simpósio.
Compromisso com a formação profissional e o desenvolvimento do setor
O pró-reitor acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste, destacou a relevância da parceria com a Feicorte para a formação dos alunos. “Essa colaboração reforça o compromisso da universidade com o setor e evidencia o protagonismo da Faculdade de Ciências Agrárias na capacitação de profissionais qualificados para uma área estratégica da economia”, afirmou.
Para Carla Tuccilio, CEO da Verum, empresa organizadora da Feicorte, a participação da Unoeste é essencial para o sucesso do evento. “A universidade tem sido uma aliada estratégica desde o ano passado. Sua presença garante suporte técnico e acadêmico, além de proporcionar aos alunos uma vivência prática e conectada aos desafios e inovações da cadeia produtiva da carne”, concluiu.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio