A má fase do Vasco da Gama se aprofundou neste sábado (10.05), com uma derrota de virada para o Vitória por 2 a 1, no estádio Barradão, em Salvador. O jogo, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, marcou a terceira derrota consecutiva do clube carioca na temporada.
O atacante argentino Vegetti abriu o placar para o Vasco, mas Renato Kayzer, em noite inspirada, marcou os dois gols que garantiram a vitória para o time baiano.
Rebaixamento à vista
Com este resultado negativo, o Vasco amarga a 17ª posição na tabela, entrando na zona de rebaixamento com apenas sete pontos conquistados. O Botafogo, primeiro clube fora do Z4, soma oito pontos. O Vitória, por sua vez, respirou na competição, subindo para a 13ª posição, com nove pontos, ultrapassando o próprio Vasco.
O Jogo
O primeiro tempo foi movimentado, com ambas as equipes buscando o ataque. Aos 13 minutos, Wellington Rato teve a primeira oportunidade para o Vitória, mas a defesa vascaína conseguiu interceptar o chute. O time da casa cresceu na partida e quase abriu o placar aos 23, quando Jamerson finalizou para uma grande defesa de Léo Jardim.
O Vasco respondeu aos 26, com Rayan exigindo boa intervenção do goleiro Lucas Arcanjo. A situação do Vitória se complicou aos 34, com a expulsão de Matheuzinho. O Vasco aproveitou a vantagem numérica e, aos 41, Piton cruzou para Vegetti, que cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar para os cariocas.
Na segunda etapa, o Vasco manteve a pressão, mas o Vitória mostrou valentia e conseguiu o empate aos 14 minutos. Após cobrança de falta na área, Edu cabeceou, Léo Jardim defendeu, mas Renato Kayser apareceu para igualar o marcador.
O Vasco não se abateu e seguiu no ataque, com Puma Rodríguez assustando em um chute perigoso. O Vitória respondeu com Baralhas, que também levou perigo ao gol de Léo Jardim.
Nos minutos finais, o jogo ganhou em emoção. Hugo Moura e Vegetti tiveram chances de marcar para o Vasco, enquanto Gustavo Mosquito acertou a trave para o Vitória. Aos 43, em mais uma bola parada, o Vitória virou o jogo. Gustavo Mosquito desviou e Renato Kayser, novamente, marcou, selando a vitória para o time da casa.
Próximos desafios
O Vasco terá a chance de se reabilitar diante de sua torcida, no próximo sábado, em São Januário, contra o Fortaleza. Já o Vitória terá um clássico pela frente, no domingo, contra o Bahia, na Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 2 X 1 VASCO DA GAMA
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), Salvador (BA)
Data: 10/05/2025
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-Fifa) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP-Fifa)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS-VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Janderson (Vitória) / Paulinho, Lucas Piton e Loide Augusto (Vasco)
Cartão vermelho:Matheuzinho (Vitória)
GOLS: Renato Kayser, aos 14′ e 43′ do 2º T (Vitória); Vegetti, aos 41’do 1º T (Vasco)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo, Raul Cáceres (Neris), Lucas Halter, Edu e Jamerson; Ricardo Ryller (Baralhas), Ronald, Matheuzinho e Wellington Rato (Fabri); Osvaldo (Renato Kayser) e Janderson (Gustavo Mosquito). Técnico: Thiago Carpini
VASCO: Léo Jardim, Puma Rodríguez, João Victor, Luiz Gustavo e Lucas Piton; Sforza (Tchê Tchê), Paulinho (Hugo Moura) e Philippe Coutinho (Lóide Augusto); Rayan (Adson), Vegetti e Nuno Moreira (Lukas Zuccarello). Técnico: Felipe Loureiro (Interino)
Fonte: Esportes