A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou na última segunda-feira (28) o Projeto de Lei nº 39/2025, que autoriza o repasse de R$ 400 mil à Associação Artística Sentinela, responsável pela administração do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Tradição. Os recursos serão destinados ao custeio de atividades culturais e manutenção da entidade.
O valor será pago em duas parcelas de R$ 200 mil e deverá ser aplicado em despesas com pessoal, professores, energia elétrica, eventos, indumentárias para grupos de dança, serviços gráficos, reformas e aquisição de equipamentos. A associação terá que prestar contas mensalmente ao Poder Executivo, que poderá fiscalizar a aplicação dos recursos por até cinco anos após a aprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Em sua justificativa, o Poder Executivo, autor do projeto, destaca o trabalho da entidade na preservação da cultura gaúcha, com atividades artísticas, musicais e sociais que beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos. O presidente da Câmara, Airton Callai, reforçou que os valores não impactam o orçamento municipal.
“Esse repasse veio através de repasse de emenda parlamentar de Dilmar Dal Bosco, deputado estadual, e Fábio Garcia, secretário-chefe da Casa Civil. Aqui não estamos tirando leite da criança, nem dinheiro da saúde. Esse dinheiro vem do Estado direto”, explicou o vereador.
A proposta foi aprovada em primeira e única votação, com apoio unânime dos vereadores luverdenses. Agora, segue para sanção do prefeito Miguel Vaz.
Autor: Herbert de Souza / Ascom