Com 6,2 milhões de toneladas transportadas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a companhia superou desafios climáticos e a redução na produção da commodity, mantendo a eficiência logística e fortalecendo sua atuação no Corredor Sudeste.
Recorde histórico na movimentação de açúcar
Durante a safra 2024/2025, que se estendeu de abril de 2024 a março de 2025, a VLI alcançou um recorde de 6,2 milhões de toneladas de açúcar transportadas na FCA. Este feito foi particularmente notável, considerando que a produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil foi 5,3% menor do que na safra anterior. Nos portos, a empresa manteve a mesma performance do ano passado, com 5 milhões de toneladas embarcadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam).
Soluções logísticas inovadoras superam desafios climáticos
A safra de 2024/2025 foi marcada por desafios climáticos que impactaram a produção de açúcar no Centro-Sul brasileiro. A menor produção resultou em uma maior compactação do produto, o que dificultou o desembarque do açúcar. Para superar esse obstáculo, a VLI investiu em soluções logísticas inovadoras, em parceria com seus clientes. Entre as medidas adotadas, destacam-se o uso de socadores pneumáticos para auxiliar na descarga dos vagões, tempo de descanso nos Terminais Integradores de Guará (TIGU) e Uberaba (TIUB), e aspersão de partículas de água nos armazéns para equilibrar a temperatura do produto.
Parceria com clientes impulsiona resultados positivos
O esforço conjunto da VLI com seus clientes resultou em benefícios diretos para o setor. A Czarnikow, por exemplo, aumentou seus carregamentos no Tiplam em 32% em relação ao volume movimentado na safra anterior. Este crescimento destaca a importância das soluções logísticas personalizadas e a eficácia da VLI em atender às necessidades específicas de cada parceiro.
O Corredor Sudeste da FCA: Eficiência e sustentabilidade
O Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, um sistema logístico altamente eficiente, é responsável pela movimentação de açúcar, grãos e fertilizantes, atendendo estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. O terminal Tiplam, em Santos, é a principal porta de saída para as exportações, e a VLI contribui com a otimização dos fluxos logísticos. Além disso, o uso do modal ferroviário, que é até nove vezes menos intensivo em emissão de CO² do que o rodoviário, gera impactos positivos para a Baixada Santista, ajudando na redução da poluição na região.
Com este desempenho, a VLI reafirma seu papel estratégico na cadeia logística do Brasil, contribuindo para a eficiência do setor sucroalcooleiro e para a economia nacional de maneira sustentável.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio