domingo, 15 fevereiro 2026
Início Lucas do Rio Verde 1º Fórum Regional de Políticas sobre Drogas tem abertura com debate sobre...

1º Fórum Regional de Políticas sobre Drogas tem abertura com debate sobre prevenção, tratamento e inclusão social

0
91
(Foto: Ascom

Realizado no auditório da Unilasalle com o tema “Conscientizar para prevenir e tratar para incluir: novos caminhos nas políticas sobre drogas”, o evento reuniu autoridades, profissionais da área social e representantes da sociedade civil em um debate sobre o enfrentamento à dependência química e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Fórum foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPD), com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).

Na abertura oficial, estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o presidente do COMPD, além de outras autoridades locais e regionais, como representantes da SESP, profissionais da área da saúde, educação, segurança e comunidades terapêuticas.

Este é um momento muito importante, onde temos a oportunidade de ouvir mais sobre essa realidade e, ao final deste debate, conseguir colocar no papel projetos e ações concretas que possam ser desenvolvidas em nosso município para combater esse problema tão grave que são as drogas”, ressaltou a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Idealizado para repensar estratégias e propor ações mais efetivas, o Fórum abriu espaço para debates, escuta e a construção de novas políticas públicas voltadas à prevenção e ao tratamento.

O tema das drogas ainda é pouco falado, mas é uma realidade presente e complexa na sociedade. O propósito do COMPOD, assim como deste Fórum, é justamente criar e fortalecer políticas públicas voltadas tanto à prevenção quanto ao cuidado com quem já está em situação de uso. A gente entende que muita coisa já está sendo feita, mas nem tudo tem funcionado como deveria. Por isso, este evento vem para trazer novos pensamentos, novas abordagens e novas políticas, pensando no presente e no futuro”, afirmou Everton Roberto, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas em Lucas do Rio Verde.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e de Políticas sobre Drogas do Estado de Mato Grosso, Lenice Silva dos Santos Barbosa, que também preside o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONESD), reforçou a importância do evento como parte da construção coletiva de políticas públicas com foco no futuro.

A importância deste Fórum é que estamos pensando em política pública. E política pública se faz com planejamento e participação popular. Lucas do Rio Verde está extremamente envolvido com essa temática e preocupado com a questão das drogas. O evento de hoje não busca apenas soluções imediatas, mas ações que façam a diferença daqui a dois, cinco ou dez anos,” ressaltou.

O evento também foi marcado pelo brilhante testemunho de Loemy Marques Piasus, que emocionou o público ao compartilhar sua história de superação. Após viver por anos no mundo das drogas, hoje ela está 100% recuperada e usa sua trajetória para inspirar outras pessoas, especialmente mulheres, que enfrentam preconceitos ainda maiores ao buscar ajuda.

Tive, primeiramente, a ajuda de Deus. Ele colocou pessoas maravilhosas no meu caminho. Ao decidir que queria muito mudar e sair daquela vida, precisei buscar ajuda e tratamento que não foi só com remédios, mas também psicológico, psiquiátrico e espiritual. Foi um processo de olhar pra dentro, me conhecer, entender minhas dores e encontrar o sentido da vida. E foi Deus quem me mostrou esse sentido,” afirmou.

As propostas e sugestões apresentadas ao longo do 1º Fórum Regional de Políticas sobre Drogas serão organizadas e encaminhadas para a criação de novas políticas públicas no município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT