Ícone do site Hora 1 MT Notícias

China confirma acordo comercial com Estados Unidos

“Eles vão nos entregar terras raras e, quando fizerem isso, retiraremos nossas contramedidas”, diz secretário do Comércio dos EUA

Um dia depois de o secretário de Comércio dos Estados UnidosHoward Lutnick, ter anunciado um acordo comercial com a China, autoridades do regime de Pequim confirmaram o entendimento nesta sexta-feira (27/6), indicando uma possível trégua na guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo.

No início do mês, representantes comerciais de EUA e China avançaram nas negociações em uma série de reuniões em Londres.

“Nos últimos dias, após a aprovação, ambas as partes confirmaram detalhes sobre o acordo”, informou um porta-voz do Ministério do Comércio da China, por meio de um comunicado.

“A parte chinesa analisará e aprovará os pedidos elegíveis para exportação de itens controlados, de acordo com a lei. A parte americana, consequentemente, cancelará uma série de medidas restritivas tomadas contra a China”, prossegue a nota.

Poucos detalhes sobre o acordo foram divulgados após as reuniões entre chineses e norte-americanos em Londres, em conversas que foram lideradas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng.

Terras raras

Nessa quinta-feira (26/6), a Casa Branca anunciou que o governo norte-americano e a China “concordaram com um entendimento adicional para uma estrutura para implementar o acordo”.

O governo dos EUA disse ainda que o entendimento é “sobre como podemos implementar a agilização de remessas de terras raras para os EUA novamente”.

“Eles vão nos entregar terras raras e, quando fizerem isso, retiraremos nossas contramedidas”, explicou Lutnick.

No começo do mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os dois países haviam chegado a um acordo por meio do qual a China forneceria ímãs e minerais de terras raras e os EUA permitiriam a entrada de estudantes chineses em universidades.

Sair da versão mobile