terça-feira, 17 junho 2025
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Em coletiva de imprensa, gestores da Semsep apresentam o sistema de vias binárias

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Texto: Claudia Lazarotto Fotos: Ney Douglas
Instalação de binários, lombadas eletrônicas e implantação de câmeras no arco externo do Município são apresentados em coletiva de imprensa

A instalação dos binários – que consistem na implantação de mão única em vias paralelas, funcionando como uma grande avenida, já foi debatida com vereadores, Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e já passou por audiências públicas.

Batido o martelo, o primeiro binário a ser instalado compreende o quadrilátero da Avenida Porto Alegre x Avenida Imigrantes e Avenida Mário Raiter x Perimetral Sudoeste. Dentro desse espaço definido estão a Perimetral Sudoeste, ruas Mafra, Santos Dumont, Castelo Branco, Presidente Médici, Costa e Silva, Eurico Dutra, Alta Floresta, Sinop, Rui Barbosa, Castro Alves, Olavo Bilac, Verão, Outono, Primavera, Pará e Avenida Mário Raiter.

Em coletiva de imprensa, o gestor da pasta de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o coronel da reserva da Polícia Militar, Adriano Denardi, pontuou que a instalação dos binários será em três etapas. Logo após o quadrilátero da Avenida Porto Alegre x Avenida Imigrantes e Avenida Mário Raiter x Perimetral Sudoeste; a segunda etapa seguirá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi com a Otávio de Souza Cruz; já na terceira etapa a instalação dos binários será centrada na Zona Leste. A instalação dos binários bem como mais ações para o trânsito foram indicadas pelo Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT).

Câmeras no arco externo

Denardi pontua que além dos binários, o Município também deverá dar início à segunda etapa do Programa Vigia Mais MT com a instalação de câmeras de segurança nas comunidades, fechando o cerco externo do Município, serão 45 pontos que terão de duas a quatro câmeras por ponto. “Nesses locais doamos as câmeras para as comunidades, eles serão responsáveis pela manutenção e nós vamos monitorar”, diz. “Fechando o cerco externo daremos mais agilidade na solução de homicídios, furtos, fugas e quaisquer outras situações negativas”, afirma.

“Na área central também iremos instalar mais câmeras, inclusive com o uso da tecnologia de reconhecimento facial”, diz. Hoje 345 câmeras que integram o Programa Vigia Mais estão instaladas. Há ainda mais 200 entre as câmeras de lombadas e com imagens cedidas pela empresa Camerite. Com a segunda etapa do Vigia Mais devem ser instaladas mais 297 e, fora isso, ainda serão instaladas as câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos como empresas, bares, restaurantes e lanchonetes. Após a instalação em todos os pontos, o Município contará com mais de 850 câmeras de monitoramento.

Lombadas eletrônicas

A instalação de dez lombadas eletrônicas em pontos estratégicos também foi tema da coletiva. “Detalhamos alguns pontos em que o estudo indicou a necessidade e outros em que não há motivos para instalação”, frisa. O secretário detalha que havia um pedido de lombada em frente à UPA Sara Akemi Ichicava. Porém, os técnicos acompanharam o fluxo de trânsito durante um dia inteiro no local e apenas um carro passou acima do limite de velocidade. “Então entendemos que em pontos como a UPA, que contam hoje com boa sinalização e conscientização de motoristas e transeuntes, não há necessidade de lombada”, explica. “A instalação das lombadas será discutida com os vereadores e a sociedade”, acrescenta.

Conforme Denardi, todas as ações visam o uso da tecnologia como ferramenta para ampliar e melhorar a questão de segurança – quer seja no trânsito ou pessoal, no Município. “Estamos buscando ações que visam trazer mais fluidez ao trânsito, bem como mais segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, detalha.

Ainda na reunião, o adjunto da pasta, Gilvano de Ávila, lembrou que a implantação dos binários vem sendo discutidos há um bom tempo. “A implantação do sistema de vias binárias não é novidade e a gente percebe que o fluxo de veículos vem aumentando muito, chegamos a um ponto que os binários são necessários e vem para dar um fôlego ao trânsito local”, diz. Gilvano salienta que recentemente, em abril, os binários foram pauta de reunião do Grupo de Gestão Integrada (GGI) sorrisense.

“Estamos sempre à disposição dos vereadores e da sociedade para esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao trânsito de demais ações de segurança”, finaliza o secretário.

Sobre o PAIT

Vale lembrar que o PAIT foi elaborado ainda em 2018 pela empresa Systra Engenharia, contratada via licitação para o serviço; o plano foi apresentado para a sociedade em audiência pública ainda em 2019 e em 2021 voltou a ser analisado. Entre as ações previstas no documento, estão os binários, ondas-verdes e alterações em eixos centrais de trânsito.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT