sábado, 17 janeiro 2026
Início Cidades Várzea Grande Estudantes de Várzea Grande participam de Trilha com Emília na APA Bernardo...

Estudantes de Várzea Grande participam de Trilha com Emília na APA Bernardo Berneck

0
75

De forma lúdica e descontraída, a personagem compartilhou os benefícios da preservação ambiental, os benefícios das plantas medicinais, o processo de filtragem da água na represa e a fauna do local

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Gonçalo Domingos de Campos’, localizada no bairro Jardim Alá, realizaram uma aula de campo ecológica com a personagem Emília – do Sítio do Pica Pau Amarelo – na Área de Preservação Ambiental (APA) Bernardo Berneck, nesta quarta-feira (18).

Durante a caminhada no Bernardo Berneck, Emília ensinava às crianças sobre os benefícios da preservação ambiental, os benefícios das plantas medicinais, o processo de filtragem da água na represa, a fauna do local, entre outros. “Temos muita responsabilidade por ensinar gerações futuras, principalmente sobre um tema tão importante que é o meio ambiente. Aqui todos aprenderam brincando e se divertindo acerca das nossas riquezas do meio ambiente”, conta Emília.

O coordenador de Educação Ambiental, Ricardo Rodrigues, destacou a diversidade da fauna com: cotia, iguanas, cobras, jacarés, macacos, aves, capivaras, entre outros. “Este local é cheio de vida e mostrar isso para nossas crianças é essencial. É fundamental preservarmos o nosso meio ambiente, bem como, áreas como essas que estão dentro da nossa cidade. Estamos ensinando de uma forma divertida e interativa algo que deve ser eternizado em nossas crianças”, disse Ricardo.

A professora, Solange Margarete dos Santos, destaca que 44 alunos participaram da trilha. “Preservar começa com a educação. Nosso objetivo é formar uma geração que valorize o meio ambiente e entenda que cuidar da natureza é também cuidar de si mesmo. Precisamos cada vez mais colocar temas como estes dentro das escolas”, conta Solange.

A aluna do 7° ano, Cristiane Emanuelle, 13 anos, ficou encantada ao encontrar animais e conheceu o processo de filtragem da água por meio de plantas aquáticas. “Aprendi que devemos descartar lixo de forma adequada e como preservar melhor o nosso meio ambiente. O que mais gostei foi ver a filtragem da água por meio das plantas aquáticas, eu realmente não conhecia esse processo e ver como a natureza pode se recuperar”, disse Cristiane.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT