A Guarda Civil Municipal (GCM) de Lucas do Rio Verde intensificou sua atuação no dia 28 de junho com um plantão que se estendeu até a manhã do dia seguinte (29/06). Durante o período, foram registrados 36 atendimentos, incluindo acidentes de trânsito, denúncias diversas e operações de fiscalização, com destaque para a Operação Lei Seca.
Ocorrências e atendimentos
Entre os principais registros estão:
- 5 acidentes de trânsito em diferentes bairros, com alguns casos envolvendo suspeita de embriaguez ao volante. Em um deles, um condutor foi encaminhado à Delegacia por estar sob influência de álcool.
- 5 ocorrências diversas, incluindo denúncias de maus-tratos a animais e idosos, discussões familiares e descumprimento de medida protetiva. Em todos os casos, as equipes realizaram vistorias e orientações, mas não constataram irregularidades graves.
- 26 chamados por perturbação do sossego, a maioria relacionados a som alto em residências. Em vários locais, os responsáveis foram orientados e desligaram os aparelhos de som; em outros, a equipe não localizou a situação denunciada.
Operação Lei Seca
Na Avenida Mato Grosso, no centro da cidade, a GCM realizou mais uma edição da Operação Lei Seca, com caráter educativo e repressivo. Durante a blitz:
- 50 veículos foram abordados
- 15 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool
- 10 autos de infração foram lavrados
- 4 veículos foram removidos ao pátio
- 5 condutores foram presos em flagrante por embriaguez
Patrulhamento preventivo
As equipes também realizaram patrulhamento intensivo nos bairros Centro, Pioneiro, Menino Deus, Dalmaso, Bandeirantes e Parque das Emas, como parte da Operação Saturação IV, voltada à presença ostensiva e à prevenção de crimes e infrações.
Balanço final do plantão:
- 36 ocorrências atendidas
- 5 acidentes de trânsito
- 12 notificações emitidas
- 6 prisões em flagrante por embriaguez
- 6 veículos apreendidos
A GCM segue em operação com diversas frentes em andamento, como as ações de combate à violência doméstica (Maria da Penha), fiscalização de veículos sucateados, monitoramento de motoristas de aplicativos, educação para o trânsito e acolhimento de moradores em situação de rua.
A corporação reforça que denúncias podem ser feitas diretamente à base da GCM ou pelos canais oficiais da prefeitura.