Durante três dias, criadores da raça Hereford dos países do Mercosul promoveram uma intensa troca de conhecimentos e vivências na Gira Internacional Hereford. O evento começou no Estabelecimento Aguaceritos, na Argentina, e seguiu por propriedades no Brasil — Cabanha São Fernando e Cabanha Touro Passo —, encerrando no Uruguai, nas fazendas Santa María del Arapey e Pingo Viejo. O foco das visitas foram sistemas de produção, adaptação da raça, genética, rendimento e padronização racial.
Integração e adaptabilidade da raça são destaques
Segundo Eduardo Soares, presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a gira representou um marco histórico para a raça no Mercosul. “Além da oportunidade de rever rodeios e animais dos três países, com sistemas de produção distintos, foi possível integrar totalmente os criadores, evidenciando a adaptabilidade da Hereford em diversos ambientes produtivos.” Soares também ressaltou o apoio da Sociedade Polled Hereford do Paraguai na iniciativa.
Participação expressiva e comprometimento dos criadores brasileiros
Felipe Azambuja, gerente executivo da ABHB, informou que mais de 200 pessoas participaram das visitas, promovendo uma ampla troca de experiências. A delegação brasileira contou com representantes de várias regiões, reforçando não apenas a presença forte da raça no Brasil, mas também o comprometimento dos produtores com o aprimoramento da pecuária nacional.
Hereford contribui para a qualidade da carne brasileira
Azambuja destacou que uma das grandes contribuições da raça Hereford para a pecuária do país está no aprimoramento da qualidade da carne. Isso ocorre tanto nas criações puras quanto nos cruzamentos em que a raça atua como melhoradora. “Os criadores estão atentos à demanda crescente do consumidor por carne de qualidade, e a Hereford produz uma das melhores carnes do mundo”, afirmou.
A Gira Internacional Hereford reafirma o papel essencial da raça no desenvolvimento da pecuária de qualidade no Mercosul, fortalecendo parcerias e promovendo a inovação no setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio