domingo, 15 fevereiro 2026
Início Mato Grosso Governo de MT realiza etapa de defesa dos projetos finalistas do 2º...

Governo de MT realiza etapa de defesa dos projetos finalistas do 2º Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas

0
88

O Governo de Mato Grosso realizou nos dias 25 e 26 de junho a etapa final do Prêmio Eficiência e Inovação. Durante dois dias, 44 equipes selecionadas entre mais de 400 inscritas apresentam suas práticas públicas a uma banca de jurados, no auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás. Os três vencedores de cada categoria serão anunciados apenas na cerimônia de premiação.

Essa última etapa seguiu o formato de apresentação oral, quando cada time teve cinco minutos para expor os impactos da iniciativa na melhoria dos serviços e processos da administração pública estadual de MT.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Basílio Bezerra, reforça o protagonismo estadual de MT em inovação no cenário nacional. “O que fazemos hoje é referência para a administração pública brasileira. Unidades federativas se interessam por esse trabalho e temos estabelecido diálogos para o repasse de boas práticas”, destaca o secretário.

Na manhã de quarta-feira (25.6), os 10 times da Transformação Digital defenderam suas práticas, enquanto à tarde, se apresentaram 10 times classificados na categoria Melhoria da Gestão Pública. Já na manhã de quinta-feira (26.6) mais 10 times, ligados à categoria Satisfação do Cidadão, fizeram suas defesas, e à tarde, os últimos 14 times classificados nas categorias Pequenas e Grandes Economias ou Aumento de Receita.

O percurso até a premiação englobou quatro etapas, processo que buscou identificar nessas práticas inscritas características como eficiência, inovação, adaptabilidade e replicabilidade, protagonismo intraempreendedor do servidor e impacto na vida da população.

O adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, ressalta que o Prêmio de Eficiência e Inovação chega à reta final celebrando não só boas práticas, mas uma nova cultura na gestão pública. “Mato Grosso já entrega muitos resultados, mas este prêmio reforça que é possível fazer mais e melhor, com inteligência, propósito e foco no cidadão. Ele representa um governo que inova com responsabilidade e constrói o futuro com consciência”, aponta o adjunto.

Avaliação dos projetos

Para a superintendente Regional de Administração de MT do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Fernanda Costa, as práticas defendidas por esses times demonstram compromisso com soluções para os desafios enfrentados pelos cidadãos e também servidores, visando serviços públicos mais ágeis e eficazes.

“O reconhecimento dos servidores que contribuem de forma multidisciplinar em várias áreas para a melhoria permanente do serviço público é de extrema importância para demonstrar o real trabalho e engajamento das pessoas que contribuem para o fortalecimento do Estado e procuram romper com o senso comum de que a administração pública é lenta e ineficaz”, afirma a superintendente, que integra uma das bancas avaliadoras.

Além da participação do (MGI), a banca examinadora conta com representantes do Governo do Estado de MT, Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Ministério Público (MP-MT), Defensoria Pública (DPMT), Assembleia Legislativa (ALMT) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Também integraram os representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O professor do Instituto de Computação da UFMT, Josiel de Figueiredo, esteve como júri e ressaltou que o Prêmio aborda múltiplos eixos, pois incentiva servidores a implementar inovações, reconhecendo seus esforços, promove a divulgação das ações, beneficiando tanto órgãos públicos quanto a sociedade, e fomenta a colaboração entre governo, sociedade e universidades para solucionar problemas.

“Tem esse olhar de inovação se difundindo e trazendo para dentro dos órgãos que não é só pensar em uma coisa nova e pronto. Tem que pensar e se organizar diante do que estou querendo fazer para poder executar. Então isso também é importante nesse modelo de interação, de fazer a sociedade ter o olhar e agir voltado para os serviços públicos”, aponta o professor, ressaltando a importância de como os atores sociais se organizam em torno do Prêmio.

Intraempreendedor

A chefe da Unidade Especial de Habitação da Mato Grosso Participações e Projetos S/A (MT Par), Vanessa Queirós, integra o time da prática pública intitulada Sistema Habitacional de MT (SIHABMT). Segundo ela, essa tecnologia promove eficiência, economizando recursos e tempo no processo de garantia à moradia.

Vanessa Queirós integra uma das equipes selecionadas na Categoria A – Transformação Digital
Crédito: Christiano Antonucci – Secom/MT

“Esse sistema está em funcionamento desde o final de 2023 e tem possibilitado com que as famílias mato-grossenses sintam mais esperança. Nós temos mais de 10 mil famílias beneficiadas com o programa hoje, sendo aproximadamente mais de 32 mil pessoas impactadas com a habitação no nosso Estado”, explica ela, que participa do Prêmio pela segunda vez.

Estão na disputa times das secretarias estaduais de Fazenda (Sefaz-MT), da Educação (Seduc-MT), da Segurança Pública (Sesp-MT), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), da Saúde (SES-MT) e do Planejamento e Gestão (Seplag-MT). Também concorrem projetos da Polícia Judiciária Civil (PJC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), do Mato Grosso Previdência (MT Prev), da Mato Grosso Participações e Projetos S/A (MT Par) e da Casa Civil.

Completam a lista a Polícia Militar (PM-MT), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT), o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT).

Fonte: Governo MT – MT