Com o objetivo de ampliar o acesso à imunização e reforçar a importância da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso encerrou neste sábado (28) o ciclo de plantões especiais da campanha Junho da Vacinação contra a Gripe. Ao longo do mês, três sábados foram dedicados exclusivamente à vacinação, totalizando mais de 700 doses aplicadas.
Somente neste último sábado, 28 de junho, foram vacinadas 405 pessoas em cinco unidades de saúde:
- PSF Rota do Sol: 123 doses
- PSF Distrito de Primavera: 92 doses
- PSF Morada do Bosque: 76 doses
- PSF Anezia Biazin: 64 doses
- PSF São Domingos: 50 doses
Além da vacina contra a gripe (influenza), as ações também possibilitaram a atualização do calendário vacinal de rotina, beneficiando públicos de todas as idades.
A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, avalia de forma positiva o resultado da campanha. “O foco principal dessas aberturas em horário diferenciado foi atender quem não consegue se vacinar durante a semana. Consideramos o balanço muito positivo. Muitas pessoas aproveitaram para atualizar a caderneta e tomar outras vacinas de rotina. Agradecemos a todos que compareceram”, destacou.
Vacina liberada
A partir desta segunda-feira, 30 de junho, a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população. Pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários também poderão se vacinar, enquanto houver doses disponíveis.
Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento com CPF ou Cartão SUS e a caderneta de vacinação. Caso não possua, uma nova pode ser emitida no ato da aplicação.
O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani reforça que todas as unidades de saúde seguem aplicando a vacina em horário normal de atendimento, durante a semana. “A recomendação é que quem ainda não se vacinou procure a unidade mais próxima e garanta sua imunização”, finaliza.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT