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Lei de Paula Calil que institui a campanha Maio Furta-Cor de prevenção à saúde mental materna em Cuiabá é sancionada

Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil

O prefeito da capital, Abílio Brunini (PL), sancionou a lei de autoria da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), que institui a campanha de prevenção à saúde mental materna, o Maio Furta-Cor, no âmbito do município.

A iniciativa tem como objetivo garantir acolhimento, escuta ativa e o fortalecimento de redes de apoio para mulheres desde a gestação até o período pós-parto. A partir de agora, a campanha passa a integrar o calendário oficial de ações da Prefeitura de Cuiabá.

No Brasil, segundo uma pesquisa recente da Faculdade de Medicina da USP, divulgada pela Revista Veja, 66% das mães avaliam sua saúde mental como ruim, péssima ou apenas regular.

Paula agradeceu ao prefeito pelo apoio e pela sensibilidade em relação ao tema, destacando que o puerpério é considerado, por muitas mães, uma das fases mais desafiadoras da maternidade.

“Precisamos olhar para os filhos, mas também enxergar o alicerce das famílias, que são as mães. O apoio e o amparo emocional são fundamentais para que elas possam exercer o seu papel com excelência e para que a maternidade seja uma experiência satisfatória. Isso reflete diretamente na criação dos filhos: uma mãe feliz, filhos felizes. Obrigada, prefeito Abílio, por caminhar junto conosco neste momento tão importante para a nossa população”, disse Paula.

O prefeito reforçou a importância de implementar políticas públicas que realmente atendam às demandas da sociedade.

“As mães enfrentam uma dupla, muitas vezes tripla jornada, e merecem todo o nosso respeito e consideração. Esta lei da vereadora Paula é importante e certamente vai contribuir para uma gestão pública mais eficiente e atenta às necessidades de todos. Meus parabéns”, declarou.

A campanha Maio Furta-Cor é dedicada à conscientização sobre a saúde mental materna. O nome “Furta-Cor” faz referência ao fenômeno de algumas cores que mudam de tonalidade conforme a luz, simbolizando as diferentes fases e desafios enfrentados pelas mães, especialmente no período pós-parto. A proposta da campanha é desmistificar temas como a depressão pós-parto, a ansiedade e outros transtornos, além de promover o cuidado emocional e incentivar a busca por ajuda profissional.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

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