Riqueza cultural dos indígenas de MT é tema de apresentações na Escola Estadual Cesário Neto, em Cuiabá

0
9
Matheus Carvalho | Seduc-MT

A EEDIEB Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, em Cuiabá, realizou na manhã desta quinta-feira (26.6), o projeto Vozes Ancestrais – Riqueza Cultural dos Povos Indígenas. O projeto foi desenvolvido pelos professores da unidade com os estudantes dos três turnos, como parte do processo avaliativo do segundo bimestre de 2025.

O projeto foi realizado de forma interdisciplinar, integrando conteúdos de História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física.

O diretor da escola, Wagner Mônantha, abriu o evento enfatizando que o projeto surgiu com o desejo de contribuir para a valorização e preservação das culturas indígenas brasileiras.

“Objetivo é fomentar o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural dos povos ancestrais, promovendo atividades educativas, culturais e artísticas que envolvam a comunidade escolar”, disse o diretor.

Outro objetivo, destacado pelo professor Pedro Romeiro, foi o combate ao preconceitos e estereótipos presentes na sociedade, promovendo maior conscientização sobre a importância destes povos na construção do que caracteriza a cultura nacional brasileira como um todo.

“Este projeto deseja não só educar e informar a comunidade sobre a riqueza dessas culturas, mas também contribuir para a valorização e o empoderamento dos povos, respeitando suas visões e modos de vida, combatendo todas as formas de subjugação”, relata um trecho do projeto lido por Pedro Romeiro.

Ele explicou que durante o bimestre cada turma estudou um povo indígena específico de Mato Grosso por meio de pesquisas sobre a história, cultura, língua, ritos, alimentação, moradia, localização geográfica, brincadeiras e demais características da cultura do povo designado a cada grupo de trabalho.

Divididos em salas, como resultado os estudantes apresentaram materiais didáticos que eles criaram, expuseram cartazes, apresentaram slides, vídeos e peças teatrais para compartilharem o conhecimento adquirido nas pesquisas.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enalteceu as apresentações. Para ele, o projeto tem todas as condições para se tornar modelo e ser estendido a todas as escolas da rede estadual.

“Vocês estão de parabéns, pois, apresentam os resultados de uma educação que transforma vidas. O caminho que vale a pena é o da educação e fico feliz por ela estar no plano de vida de todos vocês”, falou aos estudantes e professores.

O secretário também lembrou que a dedicação dos professores, gestores, coordenadores pedagógicos e dos alunos, foi a grande responsável pelo Ensino Médio da rede estadual saltar da 22ª posição para a 8ª melhor educação do Brasil. “ A Seduc e as Diretorias Regionais dão os recursos e o suporte, mas são vocês que geram resultados dentro da sala de aula”, completou.

Alan Porto encerrou sua fala afirmando que a meta da Seduc é chegar entre as 5 melhores educações do País em 2026. “Nesse ano teremos as avaliações do IDEB, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ideb é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação e, por isso, queremos contar com toda a comunidade escolar para estarmos no topo no que vem”.

Fonte: Governo MT – MT