domingo, 15 fevereiro 2026
Início Destaque Sancionada lei que proíbe atuação de conselheiros acusados de crimes em Lucas...

Sancionada lei que proíbe atuação de conselheiros acusados de crimes em Lucas do Rio Verde

0
152
Autor da Foto: Rayan Nicacio / Ascom

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, sancionou sem vetos um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que determina o afastamento temporário de membros de Conselhos Municipais formalmente processados por crimes. A lei, de autoria de oito vereadores, visa assegurar a idoneidade de representantes em órgãos colegiados do município.

De acordo com o texto, o afastamento será aplicado a conselheiros que respondam a processos judiciais pelos crimes de tráfico de drogas, aliciamento de menores e os previstos na Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006). O afastamento vigorará até decisão final da Justiça, com possibilidade de retorno ao cargo em caso de absolvição.

A lei também passa a exigir que os conselhos cobrem a apresentação de certidões criminais negativas no momento da posse e estabelece que os órgãos gestores dos colegiados deverão monitorar a situação jurídica dos membros, afastando-os imediatamente se for constatado enquadramento nos critérios da norma.

Assinaram o projeto os vereadores Márcio Albieri, Gilson Fermino de Souza, Hélio Kaminski, Jackson Lopes, Wlad Mesquita, Nadir Santana, Débora Carneiro e Nelson Hasegawa Junior. Com a sanção, a lei já está em vigor em Lucas do Rio Verde.

Autor: Herbert de Souza / Ascom