sexta-feira, 30 janeiro 2026
Início Mato Grosso Secel seleciona organização para gestão compartilhada do Museu de Arte Sacra do...

Secel seleciona organização para gestão compartilhada do Museu de Arte Sacra do Mato Grosso

0
112
Viviene Lozi

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu nesta sexta-feira (13.6), as inscrições para o edital Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Com investimento de mais de R$4 milhões, a seleção pública visa selecionar Organização da Sociedade Civil (OSC) para gestão compartilhada do museu.

A gestão inclui as ações de planejamento, gerenciamento, conservação, divulgação, pesquisas e estudos. Ainda estão previstos o apoio e promoção de atividades educativas, como palestras, oficinas e workshops, sobre temas ligados ao seu campo de atuação.

As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho e podem ocorrer das seguintes formas: via online, por meio do e-mail [email protected]; presencialmente, ou através do correio endereçado à sede da Secel. O edital e seus documentos estão disponíveis no site (clique aqui)

Para participar é necessário que a OSC tenha experiência comprovada de no mínimo 2 anos, possua instalações, condições matérias e operacional para o desenvolvimento das atividades, além de outros requisitos estabelecidos no Edital.

A vigência do termo de colaboração é de 5 anos, com repasses anuais no valor de R$ 850 mil.

Sobre o Museu

O Museu de Arte Sacra foi fundado em 1980. O espaço reúne acervo diversificado que inclui peças dos séculos XVIII ao XX, abrangendo estilos barroco, rococó e neoclássico.

Entre os destaques, estão altares e retábulos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), imagens sacras, paramentos litúrgicos e objetos históricos provenientes da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968 e do antigo Museu de Arte Sacra que funcionava anexo à catedral.

O museu também abriga salas de exposição dedicadas ao Santo Papa João Paulo II e uma exposição de longa duração sobre Dom Francisco de Aquino Corrêa.

Localizado no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Cuiabá, o prédio possui edificação de estilo colonial de 1858.

Fonte: Governo MT – MT