TCE-MT discute impacto das tecnologias disruptivas na gestão pública

0
11
Crédito: Thiago
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O facilitador do 5° módulo do MBA em Gestão de Cidades foi o professor doutor L’Inti Faiad. Clique aqui para ampliar.

Com foco nas transformações promovidas pelas inovações tecnológicas e seus impactos na administração pública, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu, nesta sexta-feira (13), o quinto módulo do MBA em Gestão de Cidades. Facilitador da aula, o professor doutor L’Inti Faiad abordou novas tecnologias, tecnologias disruptivas e os desafios da inteligência artificial.

Na ocasião, Faiad destacou que o objetivo de todo gestor deve ser resolver o problema real do cidadão e que as tecnologias, sem dúvida, trazem a possibilidade de solução. “A ideia é trazer uma reflexão sobre as formas como as ferramentas digitais podem ser aplicadas para solucionar os problemas reais do cidadão, para que ele viva melhor.” 

Para isso, dividiu o módulo em três partes. “Começamos pelas noções introdutórias, que por vezes passam despercebidas, mas são essenciais para que se possa imaginar possíveis soluções. Todas as ferramentas podem vir a ser utilizadas das mais diversas formas e a utilização deve partir de pressupostos e premissas adequadas para que não haja possíveis desvirtuamentos. Também abordamos a coleta e processamento de dados e o uso da inteligência artificial na administração pública.”

Por fim, o professor destacou que, em sua visão, a inteligência artificial e as novas tecnologias têm plena capacidade de identificar padrões em grandes volumes de dados e, com base nessas análises, gerar resultados e embasar tomadas de decisão mais assertivas, contribuindo para a melhoria de diversos contextos.

Com carga horária total de 360 horas, o MBA é realizado em parceria com a Fadisp e reúne mil alunos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos e servidores da administração estadual. O conteúdo programático inclui ainda temas como prestação de contas, compras públicas, compliance ambiental, controle interno de riscos e metodologias para elaboração de TCCs. Clique aqui para acessar o cronograma das próximas aulas.

A aula foi realizada no auditório da Escola Superior de Contas e transmitida ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube e pela TV Contas (Canal 30.2).

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT