sábado, 17 janeiro 2026
Início Cidades Várzea Grande Várzea Grande celebra formatura de curso fluvial da PM com foco em...

Várzea Grande celebra formatura de curso fluvial da PM com foco em segurança e proteção ambiental

0
67

“Várzea Grande ganha com esse batalhão, que agora é um braço forte também junto com a Guarda Municipal”

A Orla da Alameda, em Várzea Grande – que está sendo revitalizada pela prefeitura municipal – foi sede da formatura de 12 policiais militares no 2º Curso de Operações Fluviais (COPFLU), promovido pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA). A cerimônia contou com apresentação dos formandos no rio Cuiabá e entrega de homenagens, reunindo autoridades civis e militares de Mato Grosso e outros quatro estados, além de familiares.

Representando a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), o secretário municipal de Defesa Social, Louriney dos Santos Silva, destacou a relevância da capacitação. “A presença deste grupo especializado reforça nosso compromisso com a segurança e a proteção dos recursos naturais da nossa cidade, em especial do rio Cuiabá. É uma conquista para Várzea Grande e para todo o estado”.

O curso, que teve duração de 60 dias, formou policiais de Mato Grosso, Paraná, Acre, Roraima e Rondônia, com foco em técnicas de flutuação, natação, abordagem em embarcações e patrulhamento tático em ambientes aquáticos. Além da capacitação para combate a crimes ambientais, os participantes também foram preparados para atuar em ocorrências como tráfico de drogas, descaminho e desastres ambientais.

O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou a importância estratégica do curso para a atuação da Polícia Militar. “A Polícia Militar amplia sua capacidade de atuação em áreas de difícil acesso, fortalecendo a segurança pública, a preservação dos recursos hídricos e o combate a diversos crimes em todo o território mato-grossense. O curso proporcionou trocas de experiências com outras instituições do país, fortalecendo ainda mais a capacitação técnica e operacional dos participantes”, afirmou.

O tenente-coronel ainda agradeceu à prefeitura de Várzea Grande por ceder o espaço da Orla da Alameda para a cerimônia, afirmando que o local “tem tudo a ver com o curso e simboliza a integração entre a cidade e o meio ambiente”.

Presente na solenidade, o comandante-adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo, elogiou o trabalho de formação e sua importância para o fortalecimento das forças de segurança pública. “Tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar e pelos importantes feitos já realizados, desde termos os melhores equipamentos de trabalho à importância da qualificação e valorização da vida. A nossa instituição tem sido exportadora de conhecimento, boas práticas e experiências. O curso tem grandes objetivos como servir à segurança pública, preservar o meio ambiente, proteger as comunidades ribeirinhas em locais inóspitos, auxiliar em casos de catástrofes naturais e visando um trabalho alinhado ao desenvolvimento sustentável”.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, destacou o impacto direto do curso para a segurança fluvial da região. “Para a gente aqui de Várzea Grande e também de Cuiabá, é de suma importância. Porque nós estamos margeados pelo rio. O rio é via de acesso, é a nossa maior fonte hidrográfica e a gente não tinha controle, não tinha coordenação de segurança. Esse novo batalhão veio justamente para tapar esse buraco. Esse grupo é altamente especializado para ações fluviais, tanto de combate como de proteção. Várzea Grande ganha com esse batalhão, que agora é um braço forte também junto com a Guarda Municipal”, afirmou.

Também esteve presente o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Juliano Lemos, reforçando o apoio institucional ao trabalho integrado entre as forças locais.

RECONHECIMENTO – Durante a solenidade, a Polícia Militar de Mato Grosso foi homenageada com o segundo lugar no Prêmio Brasil+, entregue pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reconhecimento às ações do Batalhão Ambiental no combate aos crimes contra o meio ambiente. A honraria foi entregue pela secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazareti, que destacou a conquista como “um marco de excelência no trabalho desempenhado pelo Batalhão Ambiental” e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a preservação dos recursos naturais

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT