Várzea Grande celebra formatura de curso fluvial da PM com foco em segurança e proteção ambiental

0
9

“Várzea Grande ganha com esse batalhão, que agora é um braço forte também junto com a Guarda Municipal”

A Orla da Alameda, em Várzea Grande – que está sendo revitalizada pela prefeitura municipal – foi sede da formatura de 12 policiais militares no 2º Curso de Operações Fluviais (COPFLU), promovido pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA). A cerimônia contou com apresentação dos formandos no rio Cuiabá e entrega de homenagens, reunindo autoridades civis e militares de Mato Grosso e outros quatro estados, além de familiares.

Representando a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), o secretário municipal de Defesa Social, Louriney dos Santos Silva, destacou a relevância da capacitação. “A presença deste grupo especializado reforça nosso compromisso com a segurança e a proteção dos recursos naturais da nossa cidade, em especial do rio Cuiabá. É uma conquista para Várzea Grande e para todo o estado”.

O curso, que teve duração de 60 dias, formou policiais de Mato Grosso, Paraná, Acre, Roraima e Rondônia, com foco em técnicas de flutuação, natação, abordagem em embarcações e patrulhamento tático em ambientes aquáticos. Além da capacitação para combate a crimes ambientais, os participantes também foram preparados para atuar em ocorrências como tráfico de drogas, descaminho e desastres ambientais.

O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou a importância estratégica do curso para a atuação da Polícia Militar. “A Polícia Militar amplia sua capacidade de atuação em áreas de difícil acesso, fortalecendo a segurança pública, a preservação dos recursos hídricos e o combate a diversos crimes em todo o território mato-grossense. O curso proporcionou trocas de experiências com outras instituições do país, fortalecendo ainda mais a capacitação técnica e operacional dos participantes”, afirmou.

O tenente-coronel ainda agradeceu à prefeitura de Várzea Grande por ceder o espaço da Orla da Alameda para a cerimônia, afirmando que o local “tem tudo a ver com o curso e simboliza a integração entre a cidade e o meio ambiente”.

Presente na solenidade, o comandante-adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo, elogiou o trabalho de formação e sua importância para o fortalecimento das forças de segurança pública. “Tenho muito orgulho da nossa Polícia Militar e pelos importantes feitos já realizados, desde termos os melhores equipamentos de trabalho à importância da qualificação e valorização da vida. A nossa instituição tem sido exportadora de conhecimento, boas práticas e experiências. O curso tem grandes objetivos como servir à segurança pública, preservar o meio ambiente, proteger as comunidades ribeirinhas em locais inóspitos, auxiliar em casos de catástrofes naturais e visando um trabalho alinhado ao desenvolvimento sustentável”.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, destacou o impacto direto do curso para a segurança fluvial da região. “Para a gente aqui de Várzea Grande e também de Cuiabá, é de suma importância. Porque nós estamos margeados pelo rio. O rio é via de acesso, é a nossa maior fonte hidrográfica e a gente não tinha controle, não tinha coordenação de segurança. Esse novo batalhão veio justamente para tapar esse buraco. Esse grupo é altamente especializado para ações fluviais, tanto de combate como de proteção. Várzea Grande ganha com esse batalhão, que agora é um braço forte também junto com a Guarda Municipal”, afirmou.

Também esteve presente o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Juliano Lemos, reforçando o apoio institucional ao trabalho integrado entre as forças locais.

RECONHECIMENTO – Durante a solenidade, a Polícia Militar de Mato Grosso foi homenageada com o segundo lugar no Prêmio Brasil+, entregue pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reconhecimento às ações do Batalhão Ambiental no combate aos crimes contra o meio ambiente. A honraria foi entregue pela secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazareti, que destacou a conquista como “um marco de excelência no trabalho desempenhado pelo Batalhão Ambiental” e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a preservação dos recursos naturais

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT