sábado, 31 janeiro 2026
Início Cidades Várzea Grande Várzea Grande realiza “V Conferência Municipal da Pessoa Idosa” com foco em...

Várzea Grande realiza “V Conferência Municipal da Pessoa Idosa” com foco em equidade, direitos e participação

0
64

“Estamos trabalhando para garantir que os idosos tenham voz ativa na formulação de políticas públicas. O envelhecimento é plural e precisa ser tratado com respeito, equidade e participação efetiva”

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, promove nesta quinta-feira, 27 de junho, a “V Conferência Municipal da Pessoa Idosa”, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direito e Participação”. O evento será nas dependências do Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, reunindo representantes da sociedade civil, autoridades e profissionais envolvidos na defesa dos direitos da pessoa idosa.

A programação se estende durante todo o dia e está organizada em torno de cinco eixos fundamentais que nortearão os debates e propostas: financiamento das políticas públicas, fortalecimento do cuidado integral, enfrentamento à violência e abandono, protagonismo e participação social e o papel estratégico dos conselhos de direitos.

Para a prefeita Flávia Moretti (PL), a conferência “reforça o compromisso de Várzea Grande com o envelhecimento digno, respeitoso e participativo, dando protagonismo às pessoas idosas como sujeitos de direitos e construtores de uma sociedade mais justa e inclusiva”.

A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, destaca que a conferência é um espaço essencial para ouvir e valorizar a pessoa idosa em todas as suas realidades. “Estamos trabalhando para garantir que os idosos tenham voz ativa na formulação de políticas públicas. O envelhecimento é plural e precisa ser tratado com respeito, equidade e participação efetiva”, afirmou.

Já a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cilbene Maria Rosa da Conceição, destacou a importância do evento para fortalecer as redes de proteção. “A conferência é uma construção coletiva que impulsiona políticas públicas mais eficazes. Precisamos combater todas as formas de violência, inclusive o abandono familiar e social, e garantir dignidade às múltiplas velhices”, disse.

O encontro contará com palestra magna de Elianeth Gláucia de Oliveira Nazário, defensora pública, e da fisioterapeuta Dra. Tamires Magalhães Almeida Carneiro, além de debates em grupos temáticos, apresentação cultural, eleição de delegados e elaboração de propostas que serão levadas à conferência estadual.

Programação do evento:

07h – Credenciamento

07h30 – Café da manhã

08h15 – Composição da mesa

08h25 – Apresentação Cultural

08h45 – Fala das autoridades

09h10 – Palestra Magna com Elianeth Gláucia e Dra. Tamires Carneiro

10h10 – Divisão dos grupos conforme os cinco eixos temáticos

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h – Elaboração das propostas pelos grupos

15h às 15h20 – Café

15h20 às 16h30 – Discussão das propostas

16h30 – Eleição dos delegados

17h30 – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT