Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Ações de vacinação reforçam cuidado com a população em Várzea Grande

Atendimento visa ampliar acesso da população aos serviços, especialmente para quem não consegue se dirigir às unidades durante a semana

Duas unidades de Saúde da Família de Várzea Grande (USF-VG) abriram as portas neste fim de semana para realizar mais uma ação vacinal com foco na ampliação do acesso aos serviços públicos de saúde. As atividades foram realizadas no sábado (5), nas unidades da Manga e do bairro Maringá I, com uma série de atendimentos voltados para toda população.

Na Unidade de Saúde da Manga, os atendimentos ocorreram das 8h às 17h, e foram ofertados os serviços de pesagem do Bolsa Família, troca de receita, atualização do cartão SUS, teste rápido e realização do exame preventivo Papanicolau (CCO). Conforme a gerente da unidade, Celeste Monteiro, as ações realizadas ao sábado sempre têm uma boa aceitação. Ela conta que foram aplicadas 45 doses da vacina contra a influenza, 94 atualizações do caderno vacinal fora os atendimentos de CCO e teste rápido. “Abrir a unidade aos sábados é uma forma de estarmos mais próximos da população, principalmente, para aqueles que não conseguem vir durante a semana”, destaca.

Já na Unidade de Saúde Maringá, teve uma movimentação intensa até às 13h, período em que ficou aberta a unidade e, quem não perdeu tempo foi a jovem mãe Ermínia Campos, que levou os seis filhos para vacinarem e aproveitou para atualizar o que estava atrasado. Além do mais, atualizou a pesagem das crianças para o programa do Bolsa Família.

A dona Claudenice Bezerra, que trabalha durante a semana, também aproveitou que a unidade abriu no sábado e se vacinou contra a influenza e aproveitou para atualizar a receita. “Estou com sequelas pós Chikungunya. Tem dias que o braço dói, outro dia é o joelho, então aproveitei a médica e já me consultei e peguei uma nova receita”, disse.

Para a gente da unidade, Clauditi da Silva, fazer ações aos sábados tem tido uma ótima aceitação da comunidade local. “Muitos não conseguem vir durante a semana e sábado muitos estão em casa e facilita o acesso”, disse a gerente que durante a ação esse final de semana foram registrados 95 atendimentos para vacinação, 8 trocas de prescrição, além de 60 atualizações do Bolsa Família.

Para o superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico de Arruda, essas ações aos sábados são organizadas conforme o planejamento de cada unidade e visam ampliar o acesso da população aos serviços, especialmente para quem não consegue se dirigir às unidades durante a semana. “Portanto, é interessante que a população fique atenta às ações que são promovidas pelas unidades de saúde e aproveitar a oportunidade, porque estão sendo ofertados vários serviços como, vacinação, atualização do cartão vacinal, pesagem, consultas, troca de receitas, testes rápidos, CCO e demais procedimentos ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou.

A estratégia reforça o compromisso da gestão em garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa, fortalecendo a prevenção e os cuidados com a saúde da população várzea-grandense.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Sair da versão mobile