Ícone do site Hora 1 MT Notícias

ALMT homenageia cidadãos que contribuem com o desenvolvimento de MT

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

Profissionais da saúde e da educação, lideranças religiosas, empresários e personalidades de diversas áreas foram homenageadas durante sessão especial na noite desta terça-feira (1), no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A solenidade foi realizada pelo deputado estadual Fabio Tardin (PSB), que entregou comendas, títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos aos homenageados, como reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em benefício do estado de Mato Grosso.

“Hoje estamos vivendo uma noite de reconhecimento, de gratidão e de respeito a quem dedica a sua vida a fazer a diferença no estado de Mato Grosso. Essa sessão solene foi pensada com muito carinho para valorizar quem faz, quem transforma e quem inspira. Hoje estão aqui pessoas que atuam em diversas frentes na sociedade e cada uma delas representa um pedaço do nosso estado. Todos têm compromisso com o bem coletivo. A todos os homenageados, o meu mais profundo respeito. Muito obrigado”, declarou o parlamentar.

O produtor rural Damaceno Mozer Braga recebeu a comenda do Mérito Agropecuário Senador Jonas Pinheiro da Silva, destinada a personalidades que tenham atuado na defesa e promoção do agronegócio ou por sua destacada contribuição social, econômica e ambiental ao estado. Natural de Getulina (SP), mudou-se para Mato Grosso em 1994 e há 50 anos dedica-se à cultura do algodão, sendo um dos pioneiros do setor no estado.

“É um reconhecimento que deixa a gente muito feliz. Sou paulista, fui para o Paraná, onde plantei por cerca de 20 anos. Depois, vim para Mato Grosso. Viemos para cá para desenvolver a cultura, numa época em que não havia tecnologia nenhuma. Foi muito difícil no começo, com variedades não adaptadas, mas com o tempo conseguimos ter sucesso. Hoje, temos essa maravilha, essa riqueza. Acredito que o algodão seja a maior riqueza do Mato Grosso atualmente, inclusive ele impulsionou a abertura de novas áreas para outras culturas. O algodão foi a grande alavanca de tudo isso”, disse Braga.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O empresário Vitor Campos recebeu a comenda Marechal Cândido Rondon. A comenda Sebastião Rodrigues de Souza foi entregue a Osvaldo de Araújo Coutinho, pastor e presidente da Igreja Batista Nacional do Cristo Rei há mais de 40 anos. Já o juiz de Direito Raul Lara Leite foi agraciado com a comenda Dante de Oliveira, concedida a pessoas que se destacaram na atuação em defesa da democracia e da cidadania.

A professora Waldete da Guia Salazar, da Escola Municipal de Ensino Básico Prof. Salvelina Ferreira da Silva, foi agraciada com moção de aplausos. Ela foi eleita uma das 10 melhores professoras do estado pelo Prêmio Alfabetiza MT, que reconhece escolas e professores que se destacam na alfabetização em Mato Grosso.

“O meu sentimento hoje é de muita gratidão. Agradeço a Deus, à minha família, que sempre me apoiou; à gestão da minha escola, que confiou no meu trabalho; e aos meus colegas de trabalho, pelas experiências trocadas e pelos desafios que todos nós, educadores, enfrentamos. A gente faz o nosso trabalho com muito amor, carinho e dedicação, mesmo diante das dificuldades. Estou muito feliz. Ser reconhecida pelo meu trabalho é uma motivação ainda maior para continuar exercendo essa profissão tão importante, que é alfabetizar crianças”, afirmou.

Outras 92 pessoas também receberam a honraria, entre elas, 64 agentes de saúde e agentes de combate a endemias. O título de cidadão mato-grossense foi concedido a 44 pessoas, entre elas, Giancarlo Marinho Costa, que é natural de Recife e desde 2018 reside no município de Mirassol D’oeste, onde exerce a função de diretor escolar e trabalha com educação de ensino médio, regular, prisional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“É uma sensação ímpar saber que agora eu me torno um mato-grossense. Eu já me considerava um mato-grossense de coração. Quero agradecer ao deputado Fabio Tardin por esse título. Esse estado me acolheu muito bem. Gosto muito daqui, aqui formei a minha família e fico feliz em poder dar a minha contribuição”, ressaltou.

Fonte: ALMT – MT

Sair da versão mobile