Alunos da rede municipal de Várzea Grande são formados pelo Proerd

0
19

Sessenta crianças e adolescentes, entre 10 e 12 anos, foram os primeiros formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Outras quatro escolas irão celebrar a conclusão do curso

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Padre Luís Maria Ghisoni’, recebeu a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), para a formatura de 60 crianças de 10 a 12 anos, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ontem (2). Outras unidades escolares de Várzea Grande também receberão a conclusão nesse primeiro semestre de 2025.

O Proerd é desenvolvido há 23 anos na cidade, pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).

A prefeita enfatizou a importância da segurança e conscientização sobre as drogas para as crianças da rede municipal de ensino. “Parabéns crianças, parabéns por vencerem mais uma etapa da vida. Quero cumprimentar, primeiramente, além do dispositivo, a Polícia Militar e a todos que aqui caminharam durante essas 10 semanas, deram a essas crianças um pouco mais de conhecimento e de conscientização e educação”, disse a prefeita.

Representando secretário da SMECEL, Cleiton Marino Santana, o superintendente de Gestão, Rafael Medeiros, destacou a dedicação da Polícia Militar (PM), em um trabalho que agrega valor para educação municipal. “O programa cria responsabilidades. Esse é um excelente trabalho realizado pela PM em prol da educação e apoiado pela prefeita Flávia Moretti. E eles plantam uma responsabilidade, plantam educação, plantam uma sementinha em cada um de vocês, crianças, e amanhã vocês vão reproduzir. Vocês vão entender e vão repassar de forma brilhante o que vocês estão aprendendo hoje, parabéns por essa formatura”, enalteceu.

O responsável pelo Proerd de Várzea Grande, sargento Romualdo, destacou a finalidade do projeto. “O nosso objetivo é estar ensinando às crianças a permanecerem longe das drogas, da violência, e também ensinamos elas a terem responsabilidade. Nós apresentamos um modelo em que aprenderem a tomar decisões seguras e responsáveis na vida delas”, destacou o sargento.

Camila Emanuella Pereira Neves, diretora da EMEB ‘Padre Luís Maria Ghisoni’, ressaltou a importância da parceria do Município com o Proerd. “Esse programa tem cunho educacional e se soma com as nossas ações aqui na escola, que é o de justamente orientar as crianças em relação às drogas, se manterem afastadas, evitarem a violência e não seguirem pelo caminho errado. A PM reforça e dá credibilidade a toda a essa ação”, destacou.

PR0ERD EM VG – Além da Escola ‘Padre Luís Maria Ghisoni’, as outras EMEBs como, Emanoel Benedito, Gonçalo Domingos de Campos, Demétrio de Souza, Arlindo Ferreira de Campos, receberão a formatura na primeira etapa do programa.

Participaram da formatura, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Gesenilton Nelo, militares e outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT